Por Renata Bardelli

Criado em 11/01/22

Foto: Divulgação

84% das famílias de São Paulo pretendem vacinar crianças contra a Covid-19

Compartilhe

Uma pesquisa realizada pelo Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) apontou que 84% das famílias com crianças entre 5 e 11 anos de idade no estado de São Paulo pretendem aderir à vacinação infantil contra a covid-19. A pesquisa ouviu, por telefone, 1,12 mil pais, mães e responsáveis por crianças nessa faixa de idade em todo o estado.

O percentual de famílias que pretende vacinar as crianças é maior na região metropolitana de São Paulo, com 87%. Já no interior do estado, 81% dos pais e responsáveis dizem que levarão os filhos para serem imunizados contra o coronavírus.

Entre as mulheres, o índice que pretende imunizar as crianças é 89% e entre os homens, 76%.

Leia mais: Ministério da Saúde inclui crianças de 5 a 11 anos na vacinação contra covid-19! Entenda como irá funcionar

Escolaridade e renda

A adesão à imunização também é maior entre as famílias menos escolarizadas e com menor instrução. Entre aqueles com renda de até um salário mínimo, 92% pretendem vacinar as crianças, o mesmo percentual para quem estudou até o ensino fundamental.

Nas famílias que recebem mais de três salários mínimos, 72% pretendem vacinar as crianças contra a covid-19. Entre aqueles que têm o ensino superior o percentual ficou em 77%.

A grande maioria (91%) dos responsáveis por crianças que estudam em escolas ou creches públicas pretendem aderir a campanha de imunização, índice que cai para 76% para as matriculadas nas redes particulares.

Planejamento

Na última quarta-feira (5), o governo federal anunciou a inclusão de crianças de 5 a 11 anos de idade no plano de operacionalização de vacinação contra a covid-19. As primeiras doses de vacinas contra a doença destinadas à esse público deverão chegar ao Brasil no dia 13 de janeiro.

O único imunizante aprovado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o da Pfizer,   laboratório que também teve sua vacina aprovada pelo agência e aplicada nos adolescentes.

CoronaVac

O público infantil poderá ser contemplado com a CoronaVac, imunizante desenvolvido em parceria com o laboratório chinês Sinovac. No Brasil, a CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan que já pediu autorização da Anvisa para que a vacina possa ser utilizada em crianças de 3 a 17 anos. Mas, a agência cobrou mais dados do instituto afirmando que os fornecidos não eram suficientes para o aval.

O instituto ainda reforçou que o imunizante da Sinovac já teve seu uso em crianças aprovado em países como China, Chile, Equador, Colômbia, Camboja e Indonésia.

Fontes: Agência Brasil e CNN Brail

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 11/01/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74