As diretrizes, “quantidade de sono recomendadas para populações pediátricas “, foram publicadas em junho passado no Journal of Clinical Sleep Medicine. A AAP subscreve as orientações e incentiva pediatras a discutirem estas recomendações e hábitos de sono saudáveis com os pais e adolescentes durante as visitas clínicas.
O grupo de consenso recomenda as seguintes horas de sono:
O grupo descobriu que a duração do sono adequado para a idade em uma base regular leva a uma melhor atenção, comportamento, aprendizagem, memória, regulação emocional, qualidade de vida e mental, saúde e física. Não dormir o suficiente todas as noites está associado a um aumento de lesões, hipertensão, obesidade e depressão, especialmente para os adolescentes, nos quais podem ocorrer aumento do risco de automutilação ou pensamentos suicidas.
Além dessas recomendações, o AAP sugere que todas as telas (smartphone, tablets, computadores, TV) devem ser desligadas 30 minutos antes de dormir e que TV , computadores não sejam permitidos em quartos infantis. Para lactentes e crianças pequenas, estabelecer uma rotina de dormir é importante para garantir às crianças um sono adequado a cada noite.
Texto extraído do Blog Saúde Infantil