Por Marcela Matos

Criado em 04/01/22

Foto: Divulgação/ Camp Pinheiros

Programa Jovem Aprendiz ajuda a ingressar no mercado de trabalho

Compartilhe

Um dos maiores desafios dos adolescentes, após saírem do Ensino Médio, além da preocupação em serem aprovados no vestibular, é conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Afinal, como arrumar um emprego sem ter experiência profissional?

Para amenizar o problema, em dezembro do ano de 2000, o Governo Federal estabeleceu a “Lei Aprendiz”, também conhecida como “Menor Aprendiz”.

A Lei da Aprendizagem visa inserir o público que possui entre 14 a 24 anos, no meio empresarial-corporativo.

Leia mais: Professores da rede estadual poderão ter aumento salarial de 73% em 2022

O Programa Jovem Aprendiz estimula empresas e órgãos públicos a contratar jovens nesta faixa etária.

E a legislação brasileira diz que empresas de médio e grande porte devem contar em sua grade de funcionários, de 5% a 15% de aprendizes. Sejam eles com ou sem experiência anterior.

Vantagens 

Além disso, o “Menor Aprendiz” mistura estudo e prática corporativa. Para isso, o programa estabelece uma jornada diária de seis horas de trabalho, tendo, então, como obrigatoriedade estar vinculado a uma rede de ensino.

O empregador deve matricular o seu funcionário aprendiz em uma instituição de aprendizagem qualificada a fim de que possa ver em sala de aula temáticas acerca do meio corporativo em que está inserido.

De maneira geral, o Jovem Aprendiz deve assistir às aulas na instituição de ensino uma vez por semana – e no restante dos dias, trabalhar presencialmente (ou home office) em sua empresa.

Redes de aprendizagem

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), o Serviço Social de Aprendizagem do Transporte (Senat), o Serviço Social de Transporte (Sest), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

Direitos do Jovem Aprendiz

  • Salário
  • Vale-transporte
  • 13º salário
  • Férias
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
  • Registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 04/01/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74