Por Marcela Matos

Criado em 02/12/21

Foto: Divulgação/ Pexels

UNICEF alerta para o aumento de casos de HIV em crianças no mundo

Compartilhe

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgou dados alarmantes sobre o número de casos de HIV em crianças no mundo. Segundo o relatório “HIV and Aids Global Snapshot”, publicado em novembro, pelo menos 300 mil crianças foram infectadas pelo HIV em 2020. Isso significa que uma criança foi infectada com HIV a cada dois minutos no ano passado.

Aumento de casos é consequência da pandemia 

O documento alerta para um novo surgimento de epidemia do HIV, devido ao aumento das desigualdades provocadas pela pandemia de COVID-19. Isso porque, a crise sanitária global sobrecarregou os sistemas de saúde e restringiu o acesso a recursos vitais de tratamento e prevenção ao HIV.

O teste de HIV infantil nos países mais afetados pelo Coronavírus diminuiu de 50% a 70%, e o tratamento para crianças menores de 14 anos caiu de 25% a 50%. De acordo com o relatório, outros fatores como o crescimento da pobreza, problemas de saúde mental e abusos sexuais também aumentam o risco de infecção de crianças e mulheres. O relatório observa que duas em cada cinco crianças com HIV no mundo não sabem que estão infectadas com o vírus. Além disso, pouco mais da metade das crianças com HIV está recebendo tratamento antirretroviral (TARV).

O documento da UNICEF também ressalta que a cobertura do TARV entre mulheres grávidas reduziu drasticamente na Ásia Meridional no ano passado, de 71% para 56%. Diversos países reduziram o número de partos em unidades de saúde, o que afeta a distribuição de testes de HIV maternos e início de tratamento antirretroviral para HIV.

O lockdown também contribuiu para o aumento das taxas de infecção de HIV, em razão da falta de estoque de produtos essenciais para atender a população. Vale ressaltar que a discriminação, a desigualdade e violência de gênero também dificultam o combate ao vírus. O relatório mostra que 120 mil meninas adolescentes foram infectadas pelo HIV em 2020, em comparação com 35 mil meninos

Infecções pediátricas por HIV 

No ano passado, 150 mil crianças de até 9 anos foram infectadas pelo HIV, elevando o número total de casos para 1,03 milhão nessa faixa etária. A África ao sul do Saara foi responsável por 89% dos casos de HIV infantil em 2020. A região também contabiliza 88% das mortes infantis por HIV nesse período. Além disso, 150 mil crianças e adolescentes de 10 a 19 anos foram infectadas pelo HIV, subindo para 1,75 milhão de meninos e meninas nessa faixa etária.

 

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 02/12/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74