Fotos: Reprodução / Divulgação
Imagina só se em algum momento da sua vida o seu trabalho começa a conflitar diretamente com a sua família e o lugar onde você cresceu… Esse é justamente o dilema que se passa na cabeça de José, protagonista da história em quadrinhos Mapinguari, lançada por uma parceria entre a FTD Educação e WWF-Brasil.
Crescido no Seringal Santo Antônio, no interior do Acre, José trabalha na capital do estado, em Rio Branco. Ele se vê numa situação delicada quando percebe que a empresa em que atua assedia os moradores de sua cidade natal para negociar as terras.
A partir daí, a história percorre em uma trama com diversos aprendizados que envolvem a história de sua família e os valores locais como o folclore, o movimento seringalista, a cultura indígena e as riquezas da floresta amazônica.
No enredo, o autor André Miranda traz reflexões sobre os desafios dos moradores da região, a relação tensa de José com sua família, a sensação de não pertencimento, a vulnerabilidade social e os projetos de vida. As ilustrações da obra ficam por conta de Gabriel Góes.
A HQ Mapinguari visa defender a harmonia entre o ser humano e o planeta por meio da literatura e levar a reflexão sobre temas importantes da floresta amazônica.
A obra possui 160 páginas e é recomendada para crianças a partir de 13 anos. Ela pode ser utilizada tanto para fruição literária quanto para aplicação de professores em sala de aula e está à venda por R$45 no site da FTD Educação.
1
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74