Da Redação
Criado em 28/04/17
Fotos: Reprodução / Divulgação
Pensando em passear pela cidade no feriado? Parque Villa-Lobos, Parque da Juventude, Parque da Água Branca são alguns dos pontos que recebem uma das 10 instalações com esculturas de sorrisos gigantes. A iniciativa faz parte do projeto “Sorriso para Todos”, que tem como objetivo promover as artes visuais, a música, a arte e a cultura.
O lançamento da ação aconteceu nesta quinta, 27 de abril (em homenagem ao Dia do Sorriso), simultaneamente em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo e reuniu pessoas, arte, música e sorrisos. Em cada uma dessas cidade, um músico se apresentou ao vivo. O projeto destaca obras de cinco artistas brasileiros que aplicaram suas técnicas variadas em placas de acrílico que, sobrepostas, formam um sorriso gigante cheio de texturas e pontos de vista. Nos mesmos moldes da “Cow Parade”, que surgiu na Europa e chegou até aqui. Ao todo, 22 peças ficam espalhadas por essas cidades até 28 de maio.
A interatividade fica por conta de um Audio Guide, ferramenta que permite a acessibilidade e a interação entre a obra e o público, com descrição das esculturas. Como não poderia faltar, o público ainda pode compartilhar a iniciativa nas redes sociais por meio da hashtag #SorrisoParaTodos.
Iniciativa do Ministério da Cultura com patrocínio da Colgate, o projeto nasceu para incentivar o interesse pela arte e, ao mesmo tempo, estimular o sorriso das pessoas que passam em frente às obras. A ação tem como proposta gerar reflexão sobre ‘O que faz você sorrir’ promovendo, também, uma viagem para os melhores momentos da vida das pessoas.
Em São Paulo, a exposição se divide em dois circuitos. Um de NÁRIO BARBOSA – com heranças do passado e os mais de 20 anos como fotojornalista o artista reúne técnicas variadas para traçar uma releitura muito peculiar de imagens do cotidiano, na qual os momentos ganham a alegria das cores. Confira onde encontrar as obras: Metrô Santana, Parque da Juventude, Terminal Rodoviário Tietê, Terminal Rodoviário da Barra Funda e Parque da Água Branca. Já o pintor e desenhista ADRIANO FRANCHINI, entre traços, pinceladas e fitas, extrapola diversas plataformas e técnicas. O artista aborda diversos temas com uma ampla paleta de cores, as esculturas podem ser vista nos Metrôs Sé, Trianon, Paraíso, Vila Madalena e Parque Villa-Lobos. Confira o making of da produção no link abaixo:
ENDEREÇOS
O FUTURO É UM GRANDE MOTIVO.
Além disso, o projeto conta com a participação de diversas instituições para que as crianças atendidas por elas tenham a oportunidade de aprender a exercitar o olhar e conhecer a importância da arte em nosso dia a dia. Toda quarta-feira acontecem visitas guiadas essas ONGs de São Paulo para percorrer o circuito do sorriso e assim promover o acesso à cultura e disseminar a arte para mais pessoas. Confira as participantes convidadas:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 28/04/17. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74