Por Gisele Bridi
Criado em 25/09/21
Fotos: Reprodução / Divulgação
É fera em matemática? Que tal participar 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)? As inscrições estão abertas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A competição reúne alunos de todo o país de instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas.
As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas até o dia 15 de março de 2024. As escolas indicam o número de alunos participantes em cada nível por meio de um formulário disponível no site oficial da OBMEP, obmep.org.br. O regulamento completo, com todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras para participação na competição, também está disponível no site.
A OBMEP é composta por duas fases, com provas objetivas e discursivas. A primeira fase acontecerá em 04 de junho, contendo 20 questões objetivas. Os classificados para a segunda fase serão divulgados em 02 de agosto. A competição premiará 8.450 medalhas nacionais, incluindo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os premiados serão anunciados em 20 de dezembro.
As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do estudante: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Os alunos podem treinar com um banco de questões preparadas pela equipe da Olimpíada ou consultar as provas das edições anteriores disponíveis no site.
Os alunos premiados nacionalmente serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), recebendo uma bolsa de R$300 como incentivo ao desenvolvimento acadêmico. Além disso, os professores de Matemática das salas dos alunos que avançarem para a 2ª fase também concorrem à premiação, recebendo um diploma de homenagem e um livro de apoio para formação.
Criada em 2005 pelo IMPA e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A competição contribui significativamente para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 25/09/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74