De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 5,5 milhões de crianças não possuem o nome do pai no registro de nascimento. Para dar apoio às mães solteiras, existem projetos sociais que ajudam a transformar a vida dessas mulheres, impactando o futuro de centenas de crianças. É o caso do Coletivo de Apoio à Maternidade Solo, que atua arrecadando doações para serem distribuídas às famílias chefiadas por mulheres que estão em situação de risco alimentar e sujeitas a inúmeras vulnerabilidades sociais. O projeto atende 130 famílias na capital paulista e nas cidades de Itapevi e Osasco.
Para se ter uma ideia da realidade enfrentada pelas mães paulistas, uma pesquisa realizada pela ONG Rede Nossa São Paulo aponta que 33% das mulheres que moram na capital (1.219.438) cuidam de seus filhos sozinhas.
O coletivo foi criado em 2020, por Thais Cassapian, mãe solo, professora e porta-voz do movimento, que conta com a parceria da Agência DoisUm e do Restaurante Fitó, formando uma rede de apoio a essas mulheres. No grupo, as mães são acolhidas, trocam experiências e se conectam com outras mulheres na mesma situação para se fortalecer.
Como contribuir?
As doações podem ser entregues pessoalmente no endereço na Rua Pedro Madureira, 175 – Jd. São Paulo, ou por meio do site do coletivo. Doações em dinheiro ou kits de alimentos são bem-vindos. A entrega deve ser agendada pelo telefone (11) 9 88886118 ou WhatsApp (11) 9 74816838.