Fotos: Reprodução / Divulgação

Idelfrânio Moreira

Criado em 25/08/21

Guiando os estudos na revisão dos assuntos mais recorrentes na FUVEST

Compartilhe

Analisar o esforço, seja de energia mental ou de tempo de estudo, para conseguir o máximo de impacto nos exames de vestibular, ou seja, acertar muitas questões para ter boa pontuação, é bem relevante em qualquer cenário onde se deseja alto desempenho. Em outras palavras, quando se trata de aprovação no vestibular da FUVEST, mais ainda em tempos tão afetados pela pandemia, isso é a diferença para garantir o sucesso! O SAS Plataforma de Educação atualiza anualmente o Raio X da Fuvest, com os temas mais cobrados nos últimos anos. O material serve de apoio para aqueles que vão fazer as provas. A cartilha deste ano lista os assuntos mais importantes para focar nestes últimos meses, antes da primeira fase do vestibular.

Lembrando que a FUVEST indica, em seu MANUAL DO CANDIDATO, uma lista de obras de leitura obrigatória, que torna fácil entender por que Interpretação Textual e Movimentos Literários são “os assuntos que mais caem” na prova de Língua Portuguesa. Considerando as provas desde 2009 até 2021, estes dois assuntos correspondem a cerca de 67% de todas as questões desta disciplina.

Observando às nove obras indicadas para o vestibular 2022, encontramos seis delas ligadas às fases do Modernismo no Brasil e em Moçambique (Romance da Inconfidência Mineira, Cecília Meireles; Campo Geral, Guimarães Rosa; Terra Sonâmbula, Mia Couto; Mensagem, Fernando Pessoa; Angústia, Graciliano Ramos; Alguma Poesia, Carlos Drummond de Andrade). As outras três representam a Literatura Contemporânea, o Realismo e o Barroco (Nove Noites, Bernardo Carvalho; Quincas Borba, Machado de Assis; Poemas Escolhidos, Gregório de Matos; respectivamente).

Sabendo que Interpretação de Texto exige prática, reforçar o hábito da leitura constante, bem como resolver as questões das provas anteriores, são estratégias certeiras. A primeira desenvolve a capacidade de leitura assertiva que permite entender a ideia central do texto, identificar o contexto, apontar causas e consequências, separar fatos de opiniões. A segunda, além de servir para conhecer a prova e seu estilo, desenvolve a capacidade de entender os enunciados das questões e (re)ler os textos como foco no que é pedido.

Estas dicas também servem para a prova de Língua Inglesa, onde Interpretação de Texto tem ainda maior incidência nas provas (87% das questões). Aqui há uma atenção a mais: o vocabulário.

As provas de Humanas, História e Geografia, da FUVEST apresentam questões que exigem demonstração de conhecimento, através da capacidade de análise e de interpretação crítica dos fenômenos históricos e da realidade contemporânea, tanto mundial quanto brasileira.

História Contemporânea, do Brasil e Moderna, nesta ordem, representam os assuntos mais incidentes (de 2009 a 2021). Juntas representam mais de 30% de todas as questões. Pode assustar que cada um desses períodos sejam muito extensos, abrangendo muitos temas. Porém, olhando as provas uma a uma percebe-se alguns pontos de maior atenção. Assim, as Grandes Guerras Mundiais e a Era de Ouro do Capitalismo (História Contemporânea); Brasil República – desde o seu surgimento e consolidação até a Ditadura Militar e a Nova República – (História do Brasil); Reformas Religiosas e as Revoluções – Inglesa, Francesa e Industrial – (História Moderna); foram assuntos recorrentes nas provas. Em determinados anos, alguns desses assuntos chegaram a representar metade da prova, enquanto outros aparecem sempre em edições seguidas.

Em Geografia, seguindo a mesma linha de formulação das questões, os temas-chaves observados nas provas são ligados à Distribuição Espacial da População, Migração de Trabalhadores, Fluxos de Turistas e de Refugiados Políticos (Geografia da População); climatologia, Agenda Ambiental Internacional e Políticas Ambientais (Questões Ambientais); características e Efeitos da Globalização (Geopolítica); totalizando, pelo menos, 30% das questões.

A prova de Matemática da FUVEST traz questões que exigem conhecimentos da Matemática Básica bem como mostram, muitas vezes, aplicações às Ciências Naturais (Química e Física, principalmente). As Geometrias Plana, Espacial e Analítica representam mais de um terço das questões. Áreas das Figuras Planas, Circunferência e Círculo (Geometria Plana); volumes e Áreas dos principais Sólidos – destaque para pirâmides como o tetraedro regular – (Geometria Espacial); Equação Reduzida da Circunferência e Equação da Reta (Geometria Analítica); são assuntos que, dominados, garantem bom número de pontos na prova. Vale destacar também a alta incidência de questões de Razões Trigonométricas, de Adição de Arcos e de Arco Duplo (fazendo com que Trigonometria seja o segundo assunto com maior incidência nas provas).

Por fim, as provas das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), cujas questões apresentam sempre contextualizações e situações-problema. Em Biologia, questões de Fluxo de Energia e Matéria, Ciclos Biogeoquímicos e Ecologia das Populações fazem com que Ecologia sozinha represente quase 20% de todas as questões (desde 2009 até 2021). Detalhe que essa alta recorrência se firmou nas últimas edições da prova, em consonância com as grandes questões globais. Em Química, Ligações Químicas, Substância, Mistura e Classificação periódica fazem da Química Geral o assunto mais cobrado (mais de 33% das questões); seguida da Físico-Química (32% das questões), principalmente Gases Ideais, Soluções e Eletroquímica. Repare que estes assuntos representam juntos 65% de todas as questões. Já em Física, foco total na Mecânica! Mais de 38% das questões são de Trabalho e Energia, Impulso e Quantidade de Movimento, Cinemática e Dinâmica. Somando-se a elas as questões de Eletricidade (o segundo assunto mais cobrado, 17% das questões), mais especificamente, Eletrodinâmica (Circuitos Elétricos).

O levantamento de dados realizado pelo SAS a partir da análise criteriosa das provas, ano a ano, fornece evidências suficientes para escolher os assuntos listados como alvos dos esforços de estudo e de revisão neste semestre!

Sobre Idelfrânio Moreira :

Professor (de Física). Gerente de Inovações para Professores no SAS Plataforma de Educação. Edutuber integrante do selo Youtube EDU, da Google Brasil e da Fundação Lemann. Divulgador Científico integrante do selo Science Vlogs Brasil. Apresentador das Quase 24 Horas de Formação de Professores ao Vivo.

Site: https://www.linkedin.com/in/idelfraniomoreira

Instagram: https://www.instagram.com/professoresporummundomelhor

Sobre Idelfrânio Moreira :

Professor (de Física). Gerente de Inovações para Professores no SAS Plataforma de Educação. Edutuber integrante do selo Youtube EDU, da Google Brasil e da Fundação Lemann. Divulgador Científico integrante do selo Science Vlogs Brasil. Apresentador das Quase 24 Horas de Formação de Professores ao Vivo.

Site: https://www.linkedin.com/in/idelfraniomoreira

Instagram: https://www.instagram.com/professoresporummundomelhor

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 25/08/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74