Por Daya Lima
Criado em 18/06/21
Fotos: Reprodução / Divulgação
O Governo de São Paulo lançou nesta semana o programa Dignidade Íntima, que vai investir R$30 mi em produtos de higiene menstrual para alunas da rede estadual de ensino. Os recursos serão aplicados por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola e deve beneficiar, principalmente, estudantes em situação de vulnerabilidade social, a fim de combater a pobreza menstrual.
A distribuição dos absorventes será feita de forma a garantir a privacidade das alunas, por meio de boas práticas e sugestões das próprias escolas. A partir de julho, a Secretaria de Estado da Educação irá orientar as equipes escolares para o atendimento às estudantes.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), uma entre dez meninas no mundo sofre com a falta de acesso a recursos, infraestrutura e até de conhecimento dos cuidados envolvendo a própria menstruação. No Brasil, uma em cada quatro meninas sofre com este problema. Em 2014, a ONU reconheceu a higiene menstrual como uma questão de saúde pública.
A rede estadual de ensino conta com 1,3 milhão de alunas em idade menstrual, entre dez e 18 anos. Desse número, cerca de 500 mil estão cadastradas no CadÚnico e são considerados vulneráveis. Além disso, 330 mil alunas estão em situação de extrema pobreza e mais de 290 mil são beneficiárias do programa Bolsa Família.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 18/06/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74