Se você mora em condomínios, deve sempre existir uma preocupação a mais: as áreas comuns em que seus filhos brincam; áreas cuja manutenção é responsabilidade de outras pessoas, neste caso a administração. Playground, sala de jogos, quadra esportiva, salas de convivência, sala de ginástica e piscina, tudo à disposição dos moradores para oferecer um conforto a quem escolheu morar em um condomínio, seja vertical ou horizontal. Estes locais acabam sendo pontos de encontro de nossos filhos para brincar e trocarem experiências, mas podem esconder alguns riscos, sobretudo com a eletricidade. O primeiro é que em quase todos os locais de convivência, a eletricidade está presente, seja nas tomadas ou na iluminação ela sempre estará por lá e como já falei, a eletricidade é importante e imprescindível, mas oferece riscos que podem levar as pessoas a acidentes, incluindo óbitos. E as crianças, curiosas como são, podem ser as principais vítimas. Então vamos a algumas poucas dicas para identificar riscos e manter seus filhos seguros.
Locais internos como sala de jogos, salão de festas e sala de ginástica:
Locais externos como quadras, jardins e piscinas:
No caso de piscinas e áreas adjacentes, não se pode instalar tomadas com tensão acima de 12 volts e tampouco iluminações internas (iluminação de piscina) com tensão acima de 12V;
Verifique se há extensões ou filtros de linha instalados próximo à piscina. Se houver, remova-os imediatamente.
Busque um profissional qualificado e habilitado para fazer uma revisão na instalação elétrica da área comum e garanta que seus filhos estarão seguros.