Vocês, meus amigos, que são pais, como estão preparando seus filhos para viver nessa sociedade de grande consumismo, em que as pessoas cada vez mais se endividam e mesmos assim estão frustradas por não conseguirem realizar seus sonhos?
Se ainda não tem essa resposta, saiba que é de extrema importância iniciar o mais rápido possível as crianças no tema educação financeira, para que os resultados no futuro não sejam devastadores, e que há um método fácil, agradável e divertido de fazer isso: por meio da literatura.
Sempre falo aqui, nas minhas entrevistas, visitas em escolas e em todos os lugares que sou colunista da importância dos livros infantis para educar financeiramente os pequenos, não só para melhorar a qualidade de vida deles, mas também porque, assim, eles podem desenvolver várias habilidades.
Sabemos que livros com histórias inspiradoras são capazes de levar crianças a transformarem seus anseios, desejos e até mesmo inseguranças em realizações. E, após escrever mais de 50 obras (entre didáticos, paradidáticos e literários), acabo de lançar uma belíssima novidade, o livro “Diário dos Sonhos”. O personagem principal da história, Nico, é um pequeno herói por conquistar seus sonhos e inspirar a todos com o seu comportamento. Ao longo da leitura, as crianças vão acompanhando a trajetória de Nico até ele realizar um grande sonho: construir um balanço na árvore de sua rua.
Junto ao Nico, os leitores mirins aprendem, entre tantas outras coisas, a importância de se ter um desejo, planejar, poupar e poder contar com a ajuda de pessoas que a amam. Nas últimas páginas do livro, há um material especialmente preparado para que professores, pais e responsáveis possam conduzir o leitor a estabelecer seus próprios sonhos e confeccionar cofrinhos em que possa poupar dinheiro.
E, para ficar ainda melhor, busquei uma parceria com uma grande corretora de valores, a Geração Futura, que, por meio da sua plataforma de investimentos online Genial, possibilitará aos leitores um presente em recursos financeiros. Isso estimulará a criança em seu primeiro investimento, chamado Fundo de Investimento DSOP, que faz parte do Programa de Educação Financeira para Crianças e Jovens, bastando acessar o site da DSOP, se inscrever e pronto, investimento concretizado.
Viu como a literatura é capaz de levar as crianças além?