Janaína Spolidorio
Criado em 14/06/21
Quem tem filho pequeno, já teve ou tem contato com crianças menores, com certeza fica curioso em entender o motivo que as leva a assistir várias vezes um desenho, um vídeo ou mesmo ficar repetindo incessantemente uma brincadeira.
Para nós, adultos, não faz muito sentido. Podemos até repetir uma ou duas vezes nossa sessão de “cinema”, mas no caso dos nossos pequenos são várias vezes ao dia, por dias ou até meses!
Isso acontece por alguns motivos que fazem parte de nossa natureza humana. Um deles é o entendimento.
Na primeira vez em que assistem, nem sempre entendem tudo. Pode ser que algo tenha chamado a atenção, pode ser que a criança sinta empatia pela história, pelos personagens ou mesmo que se sinta curiosa sobre algo que viu. Independentemente do caso, como estão aprendendo a interpretar o mundo, entendem uma coisinha por vez, o que faz necessário assistir novamente para, a cada nova assistida, tudo fazer mais sentido, como peças de um quebra-cabeça. Quanto mais clara fica a história ou o vídeo, mais a criança irá querer assistir, porque faz sentido para ela.
Super compreensível… afinal de contas, aprendemos por repetição. Quanto mais repetimos algo, mais fácil fica fazer e o mesmo vale para as informações. Quanto mais a criança ouve as informações do vídeo, mais se familiariza com as palavras, aprende a usá-las, entende o que se passa, também, fora do desenho, naquela mesma situação.
Outro ponto importante desse “de novo” da criança é a segurança. Ao saber o que acontece a seguir, ela pode relaxar, não terá surpresas! Na primeira vez sem problema, mas a surpresa tira a atenção dela das outras coisas. Quando deixa de haver novidades, essas acabam sendo novas situações “escondidas” para ela na história.
Para finalizar, porém não menos importante, está a questão do pensamento lógico. As histórias costumam ter uma estrutura, os diálogos costumam ter uma ligação, os personagens costumam ter personalidades, traços marcantes. Tudo começa a fazer sentido para a criança e ela aprende ainda sobre convivência!
Por ser um quebra-cabeça gigantesco, se torna divertido brincar de detetive a cada vez que a criança assiste novamente um desenho e talvez por isso seja tão gratificante para ela!
Sobre Janaína Spolidorio:
Especialista em neuroeducação, é formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital. Atua no segmento educacional há mais de 20 anos e atualmente desenvolve materiais pedagógicos digitais que complementam o ensino dos professores em sala de aula, proporcionando uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e atua como influenciadora digital na formação dos profissionais ligados à área de educação.
Instagram: https://www.instagram.com/janainaspolidorio/?hl=pt-br
Sobre Janaína Spolidorio:
Especialista em neuroeducação, é formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital. Atua no segmento educacional há mais de 20 anos e atualmente desenvolve materiais pedagógicos digitais que complementam o ensino dos professores em sala de aula, proporcionando uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e atua como influenciadora digital na formação dos profissionais ligados à área de educação.
Instagram: https://www.instagram.com/janainaspolidorio/?hl=pt-br
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 14/06/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74