Nathalia Pontes
Criado em 26/05/21
Durante toda essa semana, até domingo, 30 de maio, acontece a Semana Mundial do Brincar 2021 – data reconhecida pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e celebrada em mais de 40 países. Parte central do DNA do Kinedu, o brincar é a trilha principal do aplicativo, que foi desenvolvido para que os pais e adultos que interagem com bebês e crianças de 0 a 6 anos possam encontrar o melhor conteúdo, ideias e sugestões de brincadeiras que estimulam o desenvolvimento na primeira infância.
Mas brincar durante a primeira infância não é algo que precisa necessariamente envolver brinquedos extravagantes, quebra-cabeças ou bolas. Especialmente nos primeiros anos, o brincar tem mais a ver com as interações significativas entre os pais e seus filhos. Brincadeiras repetitivas proporcionam uma sensação de previsibilidade e ordem. Com o esconde-esconde, por exemplo, estamos ensinando às crianças sobre a relação entre ação e reação. Esta é a base de toda a comunicação: eu faço algo, e você faz algo em resposta.
Há um incentivo ao desenvolvimento associado às brincadeiras. O cérebro de uma criança é mais maleável quando está mais ativo: nos primeiros anos de vida. Sabemos que uma arquitetura saudável do cérebro depende dos estímulos que ela recebe desde cedo. As crianças são biologicamente programadas para querer brincar, pois é por meio das brincadeiras que bebês e crianças exploram o mundo e aprendem. Quando um bebê segura uma bola, ele está desenvolvendo a coordenação motora. Quando você produz o som com um chocalho, o bebê reage fazendo contato visual com você e o objeto.
Especialistas do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard descobriram que o sucesso ou o fracasso de uma criança depende da relação que ela tem com os adultos durante a infância. Resumindo: o que importa é a qualidade, e não a quantidade de tempo. Quando as brincadeiras têm um objetivo, mesmo que durem apenas 5 minutos, são melhores para as crianças.
Destaco a seguir quatro importantes benefícios do brincar:
Confira abaixo 7 sugestões para brincar com as crianças em casa:
Com alguns materiais que você tem em casa mesmo, dá para fazer um divertido acampamento na sala. Se tiver uma barraca, você pode montá-la. Se não tiver, basta pegar alguns lençóis e cadeiras para levantar uma tenda. Coloque almofadas no chão para ficar confortável e pegue algumas comidas e bebidas. Disponha de lanternas para você, seus filhos e outros participantes, e comecem a brincadeira! Finjam que estão em uma floresta, contem histórias, brinquem de adivinhação, comam algo gostoso e se divirtam! Se a cabaninha estiver cômoda, vale até passar a noite todos juntos e acampados.
Nessa brincadeira, a proposta é produzir a própria massinha em vez de usar uma pronta.
Para isso, separe 1 xícara de amido de milho, 1 faca de plástico, 100 gramas de creme hidratante, 1 pote, 1 colher e glitter. Chame o seu filho para brincar em um local em que possam fazer uma pequena bagunça, como uma mesa fácil de limpar. Peça para que ele despeje o amido de milho na tigela e misture o creme hidratante utilizando a colher.
Depois, junte o glitter para que a massinha fique bonita e brilhante. Se a massa estiver pegajosa, coloque mais amido. Se estiver muito seca, acrescente mais creme hidratante. O ideal é que fique macia e suave. Então, deixe que seu filho brinque à vontade.
Você pode sugerir que ele faça bolinhas, cordões, quadrados e outras formas, além de usar a faca de plástico para cortar e moldar. Deixe que ele solte a imaginação! Quando cansar, basta guardar a massinha em um pote para brincar mais tarde.
Para estimular a imaginação, a criatividade e o repertório do vocabulário, que tal sugerir uma história inventada? Você pode começar com o “era uma vez” e pedir para que seu filho invente uma segunda parte. Se tiver mais pessoas na brincadeira em casa, é interessante que cada participante invente um trecho da história. É garantia de muitas risadas de tão engraçado que fica com as situações criadas por todos.
Seu filho tem um talento especial? Que tal incentivá-lo com um show de talentos? Depois de decidir qual será a apresentação (dança, teatro, mágica, canto etc.), vocês podem fazer um ateliê para confeccionar o figurino. Fantasias, máscaras, acessórios, glitter e tintas podem se transformar em trajes incríveis. Escolha um local apropriado para improvisar um palco e chame todos que moram com vocês para serem espectadores. Por fim, deixe que o pequeno faça o show e em seguida os demais podem também revelar seus talentos.
A conversa é sempre uma boa forma de aproximação. Para incentivar o seu filho a falar sobre os eventos do cotidiano, você pode fazer essa atividade. Sentados em uma mesa com folhas de papel e giz de cera, peça para o seu pequeno desenhar uma história sobre 2 amigos. Assim que terminar, peça para que ele conte o que acontece nessa história, estimulando a conversa. Faça perguntas simples, como: quem é cada um no desenho, as cores e formas, e o que aconteceu depois? Estimule o seu filho a desenvolver a narrativa.
A caça ao tesouro é uma brincadeira para fazer em casa que também pode acontecer ao ar livre. Ela pode ter vários temas, como tesouro do pirata ou do rei. Escolha alguma temática para preparar a história e os materiais. Encape uma caixa de sapatos como se fosse um baú e encha com algum brinde. Faça as pistas, que podem ser charadas, pague um mico ou “o que é o que é”, lembrando que a complexidade deve ser de acordo com a idade da criança. Quanto mais nova a criança, mais fácil as pistas devem ser e a caça ao tesouro deve ter curta duração.
Escolha um livro sobre animais e chame o seu pequeno para se sentar em um lugar confortável. Comece a ler a história dos bichos e veja se o seu filho presta atenção durante a leitura. Mostre os diferentes animais e imite os sons que eles fazem para ver se a criança reconhece cada um deles. Caso não reconheça, você pode explicar para o pequeno qual bicho é. No final da história, em famílias, vocês podem fingir ser os animais e com a imaginação contextualizar a brincadeira.
Sobre Nathalia Pontes:
Educadora certificada em Disciplina Positiva, psicopedagoga educacional, designer e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Tem dez anos de experiência em sala de aula e em projetos educacionais e hoje compõe o quadro de especialistas do Kinedu.
Sobre Nathalia Pontes:
Educadora certificada em Disciplina Positiva, psicopedagoga educacional, designer e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Tem dez anos de experiência em sala de aula e em projetos educacionais e hoje compõe o quadro de especialistas do Kinedu.
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Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 26/05/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
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