Por Daya Lima

Criado em 13/05/21

Fotos: Reprodução / Divulgação

Cuidados com problemas respiratórios devem ser redobrados durante o outono

Compartilhe

Quem possui doenças respiratórias como bronquite, rinite e sinusite sabe que essa época do ano causa muito incômodo para a respiração. Isso porque com a chegada do outono, as temperaturas mais baixas e a queda da umidade do ar provocam o agravamento dos problemas respiratórios e alergias. Por isso, durante o outono é fundamental redobrar os cuidados com a saúde, ainda mais nesse momento de pandemia.

Para quem está de home office, é importante manter a casa bem arejada e sem poeira. O aumento da poluição pela baixa umidade do ar e a permanência em lugares fechados também são fatores que colaboram para a inflamação das vias aéreas.

Além disso, não deixe de se manter bem hidratado. Com as quedas nas temperaturas é comum que as pessoas se esqueçam e não sintam tanta necessidade de beber água. No entanto, a hidratação é um ponto fundamental para evitar a gripe.

Problemas respiratórios mais comuns

Asma: Inflamação e obstrução das vias aéreas. Seus sintomas são tosse, falta de ar, chiado e dor ou aperto no peito.

Bronquite: Inflamação dos brônquios. Os principais sintomas são tosse úmida, com catarro, e a secreção, abundante, piora com a mudança de posição.

Bronquiolite: Inflamação dos bronquíolos. Os sintomas iniciais são resfriados, com obstrução nasal, coriza clara, tosse, febre, recusa das mamadas e irritabilidade de intensidade variável. Após um ou dois dias, o quadro evolui para tosse mais intensa, dificuldade para respirar, respiração rápida e sibilância (chiado ou chio de peito), e em alguns casos pode apresentar sintomas mais graves como sonolência, gemência, cianose (arroxeamento dos lábios e extremidades) e pausas respiratórias.

Gripe: Infecção viral aguda causada pelo vírus Influenza que acomete, especialmente, o sistema respiratório. Os sintomas mais comuns são coriza (rinorreia), tosse não produtiva, disfonia (rouquidão) e dor de garganta (odinofagia). O principal indicador de um caso mais elevado  nas crianças é a febre, com temperatura acima de 37,8°C. 

Resfriado: Infecção viral que afeta o sistema respiratório. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo, febre baixa e dor de garganta leve. O resfriado é mais leve que a gripe e dura menos tempo, em média, quatro dias.

COVID-19

Além disso, é muito comum que as pessoas confundam os sintomas da Covid-19 com os de outros problemas respiratórios. Os principais sintomas da Covid-19 são tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato, alteração do paladar, distúrbios gastrointestinais (náuseas, vômitos e/ou diarreia), cansaço, diminuição do apetite e falta de ar.

A Covid-19 pode variar desde um simples resfriado até uma pneumonia severa. Portanto, se estiver com dúvidas em relação aos sintomas, não hesite em procurar atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 13/05/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74