Gratuito

Já foi

Fotos: Reprodução / Divulgação

Uhuull! Sesc São Paulo retoma visitas presenciais às exposições das unidades de todo o Estado: “Pasteur, O Cientista” e “Molina – Palatnik” encantam as crianças

Compartilhe

Por Daya Lima

Criado em 07/05/21

Com a flexibilização da quarentena na cidade de São Paulo, algumas unidades do Sesc voltam a realizar suas atividades. E a partir do dia 11 de maio, o público poderá conferir exposições nas unidades da Avenida Paulista, 24 de Maio, Consolação, Santana, Santo Amaro, Osasco, Santo André, Jundiaí, Piracicaba e Taubaté. Para participar é necessário agendamento prévio online pelo Portal do Sesc São Paulo. Todas as exposições são gratuitas.

Para as crianças, todas as exposições são curiosas, mas “Pasteur, O Cientista”, “#Ocupasacy” e “Oficina Molina – Palatnik” (foto de destaque da matéria) fazem muito sucesso com os pequenos e vale a pena conferir!! Confira abaixo as atrações, datas e horários e agende sua visita!

Para evitar aglomerações, as visitas são limitadas a 25% da capacidade e é obrigatório o uso de máscara. Aqui você pode conferir as regras e protocolos do SESC-SP para esta fase de retomada das visitas presenciais.

No total, são 14 opções de exposições para o público conferir, entre elas a as mostras inéditas reAlices: narrativas artevisuais (Sesc Santo André) e Viver até o fim que me cabe! – Sidney Amaral: uma aproximação (Sesc Jundiaí).


Sesc Campinas

Pasteur, O Cientista – 22/07 a 31/07

A exposição interativa  celebra a vida e obra do pesquisador francês Louis Pasteur (1822-1895) através de vídeos, grafismos, animações, projeções, textos e desenhos, de modo que o visitante possa reviver as descobertas de Pasteur. A exposição apresenta as descobertas do cientista em ordem cronológica. No primeiro ato, um busto de Pasteur recebe os visitantes e, sobre ele, é projetado imagens em 3D enquanto a voz de Marie Pasteur narra a trajetória do marido. Seguem-se ambientes em que filmes, aparelhos, mecanismos, jogos de charadas, vitrines mágicas e instrumentos de época desfilam as descobertas de Louis Pasteur na Química, no trabalho com os micro-organismos e na imunização de animais e seres humanos. Logo após, uma animação explica a pesquisa da vacina antirrábica. No final, um módulo faz a ligação de Pasteur com o Brasil: pesquisas desenvolvidas por aqui, a admiração de D. Pedro II pelo cientista, o desenvolvimento nacional da produção de vacinas pelos Institutos Butantan e Oswaldo Cruz.

Sesc Avenida Paulista

Oficina Molina – Palatnik – 22/07 a 31/07 

A mostra “Oficina Molina – Palatnik” encanta adultos e principalmente crianças, com suas miniaturas coloridas de parques de diversões, brinquedos e engenhocas dignas de Gepeto, que fascinam os curiosos olhinhos, em uma grande mesa, como uma caixa mágica de brinquedos. Exposta na Praça do Sesc Avenida Paulista, traz um diálogo entre a obra de Mestre Molina e Abraham Palatnik, dois “artistas inventores” que se conectam em sua atração pelo lúdico, em seu prazer pela invenção, no assombro pela automação e em sua entrega a um paciente trabalho investigativo.

Sesc Osasco

Distraídos Venceremos – 22/07 a 31/07

A exposição/instalação “Distraídos Venceremos” apresenta de maneira inédita uma seleção de poemas do escritor curitibano Paulo Leminski (1944 -1989), em painéis luminosos dispostos nas áreas externas do Sesc Osasco, e marca três décadas de seu falecimento, para  apresentar o supra sumo da obra de Leminski às novas gerações que ainda não tiveram oportunidade de contato com o legado deste artista singular.

Sesc Santo Amaro

Trabalhadores Ilustrados – 22/06 A 31/10

A mostra apresenta ilustrações a partir da produção literária brasileira de meados do século 20, focando em obras nas quais os personagens têm suas trajetórias de algum modo relacionadas a seus trabalhos. Direta ou indiretamente, o trabalho faz parte do cotidiano de todos nós. Ele ocupa um espaço em nossas vidas que por vezes se confunde com a própria noção de identidade. No entanto, essa importância é sub-representada no âmbito da produção simbólica, incluindo aí as artes em geral, e a literatura em particular. As imagens da exposição lançam diferentes luzes sobre essa realidade tão presente e, ao mesmo tempo, relegada a um plano relativamente secundário em nossas obras ficcionais.

Sesc Santo André

reAlices: narrativas artevisuais – 22/07 a 25/07 

A atração é inspirada no conto Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, e traz a interpretação artística de oito artistas –  Guta Moraes, Mauro Yamaguti, Renan Santos, Nicole Bustamante, Mariana Ser, Ariádine, Alex Rodrigues e Daniel Esteves sobre a obra literária. 

Sesc Jundiaí

“Viver até o fim que me cabe!” – Sidney Amaral: uma aproximação – 22/07 a 01/08

A exposição inédita homenageia a trajetória do artista Sidney Amaral (1973 – 2017), que pertenceu a uma geração de jovens artistas afro-brasileiros contemporâneos que trouxeram ao público e à crítica especializada uma produção potente, de qualidade formal, com grande densidade e com acurada crítica social. Atenção: Não recomendado para menores de 10 anos.

Sesc Piracicaba

15ª Bienal Naïfs do Brasil: Ideias para Adiar o Fim da Arte – até 25 de julho de 2021

A atração conta com a participação de mais de 100 artistas de diferentes regiões do país e traz discussões sobre diversos temas como meio ambiente; o feminino como força social, como divindade e como figura do sagrado; as violências estruturais históricas; entre outros.

Sesc Taubaté

#OcupaSacy – 22/07 a 01/08 

A exposição apresenta ao público as lendas, histórias e curiosidades acerca da figura do Sacy, por meio de uma cenografia lúdica e interativa. Em uma abordagem direcionada a todas as idades, a visita mediada contará com a participação da equipe de educadores do Sesc Taubaté conduzindo o público a essa viagem fantástica. A proposta de “reflorestamento de sacys” ressignifica o mito do peralta e atualiza a cultura de maneira lúdica, estimulando a reflexão sobre a diversidade, liberdade, memória, meio ambiente e imaginação.

Sesc Santos

PORTOS – Processos Orientados via Território e Ocupações Santistas – até 31/07

A exposição inédita apresenta obras de 61 artistas (55 não-indígenas e 6 indígenas) do território da Baixada Santista, trazendo um panorama da arte contemporânea da região, com trabalhos de diferentes linguagens artísticas – como xilogravura, cerâmica, videoarte, desenho, arte indígena, arte naif, entre outras. O percurso é dividido em quatro núcleos: o primeiro, chamado e dedicado ao mar, à navegação e ao porto; o segundo e o terceiro, interligados, focados nas maneiras de habitar a terra, na paisagem natural e urbana; o quarto e último aludindo à diversidade étnica e social do território, aos diferentes sujeitos que aqui habitam e suas relações. Além de Santos, estão representadas as cidades de São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e Cubatão, bem como seus territórios indígenas.

Sesc Araraquara

Marcelo D´Salete – A história Negra em Quadrinhos – 22/07 a 30/07  

A exposição que teve sua primeira montagem realizada no Museu Afro Brasil em 2018, chega em Araraquara trazendo a obra de Marcelo D´Salete, quadrinista, ilustrador e professor, que com suas publicações como a HQ Cumbe (2014) e Angola Janga (2017), aborda a história de resistência à escravidão no Brasil pela ótica dos povos negros. A exposição conta com pranchas originais dos desenhos de D´Salete, além de exibir exemplares de suas obras.

Sesc Bauru

Gold – Mina de Ouro Serra Pelada – 22/07 a 31/10

Com curadoria e design de Lélia Wanick Salgado, a mostra reúne 53 fotografias, em parte inéditas, feitas pelo fotógrafo Sebastião Salgado na década de 1980 em Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo. A exposição revela as condições precárias e o cotidiano da mina localizada na região da Amazônia paraense, que em seu auge reuniu mais de 80 mil garimpeiros em busca de ouro.

Galeria de fotos

Passeio: Sesc São Paulo - exposições

Recomendado: Todas as idades

Quando: Já foi

Horários: mediante agendamento

Preços: Gratuito

[link de inscrição]

Onde: Sesc 24 de Maio – Rua Vinte e Quatro de Maio, 109, República - São Paulo - como chegar

Telefone: (11) 3350-6300

site: ter.li/sesc24maio

Facilidades:

  • Abre em feriados
  • Ar condicionado
  • Banheiro adaptado
  • Espaço Família
  • Metrô
  • Trocador no banheiro feminino
  • Wi-Fi
  • Alimentação
  • Assentos especiais
  • Banheiro infantil
  • Espaço Recarga
  • Rampas de acesso
  • Trocador no banheiro masculino

Passeio: Sesc São Paulo - exposições

Recomendado: Todas as idades

Quando: Já foi

Horários: mediante agendamento

Preços: Gratuito

[link de inscrição]

Onde: Sesc 24 de Maio – Rua Vinte e Quatro de Maio, 109, República - São Paulo - como chegar

Telefone: (11) 3350-6300

site: ter.li/sesc24maio

Facilidades:

  • Abre em feriados
  • Ar condicionado
  • Banheiro adaptado
  • Espaço Família
  • Metrô
  • Trocador no banheiro feminino
  • Wi-Fi
  • Alimentação
  • Assentos especiais
  • Banheiro infantil
  • Espaço Recarga
  • Rampas de acesso
  • Trocador no banheiro masculino

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 07/05/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74