Os princípios desta intervenção também podem ajudar em situações comuns do dia a dia, que podem ser muito estressantes para crianças que apresentam atraso no desenvolvimento, como, por exemplo, a hora de cortar o cabelo. De um modo geral, cortar o cabelo de crianças é, de fato, um desafio. O mesmo pode acontecer com crianças de desenvolvimento típico, bem pequenas, até os 3 anos de idade. Elas podem sentir-se incomodadas com o corte de cabelo e por terem de permanecer muito tempo paradas enquanto o cabeleireiro realiza o corte.
Mas, para os pais de crianças com atraso, cortar o cabelo dos seus filhos tende a ser um transtorno bem maior, mesmo quando as crianças já são maiores, entre 7 e 10 anos de idade, ou até mesmo na adolescência.
Pensando nisso, listei abaixo algumas dicas para ajudar os pais a tornar o corte de cabelo uma tarefa mais simples. Veja!
Uso de histórias sociais
Oriento os pais a conversarem com a criança, descrevendo detalhadamente como será o processo de cortar o cabelo, o que ela deve esperar e como se comportar. Crianças com atraso no desenvolvimento não sabem interagir com o outro. Nós precisamos ensinar.
Faça o pareamento com algo positivo
Torne a experiência de cortar o cabelo algo positivo para o seu filho, realizando o pareamento da situação com itens ou brincadeiras divertidas. Assim, ele se sentirá motivado e confortável.
Uso de reforçadores poderosos
O princípio do reforço também é utilizado aqui. Indico escolher um item que a criança goste muito e que a deixe mais receptiva para seguir suas demandas e dizer a ela que lhe entregará depois do corte de cabelo. Na análise do comportamento, reforço é tudo aquilo que aumenta a probabilidade do comportamento ocorrer de novo. Utilizamos aquilo que a criança mais gosta para que ela esteja motivada a prestar atenção e aprender com a gente. É muito importante que haja o pareamento do reforço tangível, como um vídeo que a criança gosta de assistir, um chocolate ou um brinquedo, com o reforço social, um elogio, um incentivo verbal ou uma parabenização. Assim, além de aumentar o número de reforçadores da criança, haverá o incentivo para que futuramente apenas o reforço social seja suficiente.
Hábitos e ambiente tranquilo
Outra recomendação é levar a criança sempre no mesmo salão e em dias mais tranquilos, criando a possibilidade da criança se familiarizar com o ambiente e com as pessoas presentes no local. É importante que cortar o cabelo seja um hábito regular para que a criança não se desacostume.
Nunca segure na hora de cortar o cabelo de crianças
Aconselho que não se deve segurar ou forçar a criança no momento de cortar o cabelo. Isso torna a experiência aversiva e pode desencadear um trauma na criança, o que dificultaria mais o processo em situações futuras.
Busque cabeleireiros que trabalhem em condições adversas
Também é importante que o profissional que vá cortar o cabelo do seu filho esteja acostumado a realizar essa tarefa com a criança sentada, em pé, em diversos locais do salão ou mesmo em movimento.
Evite usar maquininhas
As máquinas usadas para cortar os cabelos fazem muito barulho, o que certamente incomoda a criança, além da questão sensorial da máquina na cabeça que também é um problema. Então, opte por usar tesoura.