Para comemorar o aniversário de Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da Universidade de S. Paulo (USP) lançou uma exposição virtual e gratuita sobre os cem anos da publicação do livro infantil de “A menina do narizinho arrebitado”, uma das personagens mais icônicas do autor. Intitulada de “Uma menina centenária: 100 anos de Narizinho Arrebitado”, a mostra online reúne fotografias e textos com curiosidades sobre a vida e obra do escritor brasileiro. Além disso, o leitor poderá conferir como a obra deu origem às aventuras de Narizinho e Pedrinho.
A exposição também traz detalhes sobre o surgimento da personagem, além de fotos, cartas de crianças leitoras, ilustrações do cartunista Voltolino e imagens de livros que marcam a trajetória profissional e pessoal de Monteiro Lobato.
Há, ainda, uma seção dedicada especialmente à discussão sobre as acusações de racismo que Monteiro Lobato vem sofrendo, por conta de alguns trechos relacionados, principalmente, à personagem Tia Nastácia em livros infantis do autor.
Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, em 1882. Na infância, era bem próximo do seu avô, Visconde de Tremembé. Desenvolveu a paixão pela leitura a partir das aventuras vividas na fazenda de café e do imaginário dos livros. Formou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo e na Revista do Brasil. Ficou conhecido popularmente pelo conjunto de obras voltadas para o público infantil, entre as mais famosas, destacam-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).
Mostra virtual “A menina do narizinho arrebitado”
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Horários: disponível online
Preços: Gratuito