Fotos: Reprodução / Divulgação

Diversidade é tema de atividades gratuitas para crianças no Itaú cultural

Discutir questões de gênero e diversidade com crianças pode ser complicado… ou não. A curiosidade infantil e a falta de preconceitos é um terreno propício para debater as questões de gênero e a cultura da paz para as próximas gerações. E é exatamente este tema que o Itaú Cultural promove este fim de semana, em atividades gratuitas para crianças dentro da mostra “Todos os Gêneros – Mostra de Arte e Diversidade”, que reúne peças de teatro, filmes e outras atividades que abordam questões de gênero. E as crianças participam deste debate em oficinas de artes, contação de histórias e cantinho da leitura alusivos.

Neste sábado e domingo (2 e 3 de julho), sempre às 14h, o instituto vai oferecer a Oficina de flores em crochê, em que o educador Gustavo Silvestre, designer-artesão e estilista de Recife, ensina flores em crochê para meninos e meninas, propondo a reflexão “Crochê é coisa de homem ou de mulher?”. A oficina tem duração de 90 minutos e é indicada para crianças a partir de 8 anos.

Na sequência, às 16h, terá a Oficina AMAR de leitura, diálogo e artes. Nesta oficina a ilustradora Marcia Misawa, com Thiago Minamisawa e Bruno Castro,  vnao tratar com crianças a partir de 5 anos de idade sobre como lidar com o imprevisto, acolher as diferenças do outro, exercitar o olhar para o diferente e questionar os padrões sociais de certo/errado. Duração: 60 minutos (aproximadamente) e é indicada para crianças a partir de 5 anos.

O público pode ainda participar do já tradicional Cantinho da Leitura, instalado no Piso Paulista, térreo do Itaú Cultural, onde estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do instituto. Nesse espaço, as crianças e suas famílias podem ler e conhecer histórias.

Na Feirinha de Troca, no mesmo andar, as crianças também podem conhecer e levar para casa uma nova história. Basta trazer uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – para trocar por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. Especialmente para a Mostra Todos os Gêneros foram adquiridos novos títulos que abordam a questão de gênero, tais como:

  • Faca sem ponta, galinha sem pé, de Ruth Rocha
  • Tenho duas mães, de Márcio Martelli
  • Tudo bem ser diferente, de Todd Parr

O espaço conta com a ajuda de monitores e de voluntários do Programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social.



        
Criado em 01/07/16

atividades gratuitas para crianças dentro da mostra “Todos os Gêneros – Mostra de Arte e Diversidade”, no Itaú Cultural

Recomendado: de 8 a 16 anos

Quando: Já foi

Horários: às 14h

Preços: Gratuito

Nossos canais:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
anuncie aqui
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74