Por Daya Lima
Criado em 17/03/21
A vacinação contra a Covid-19 no Brasil vai caminhando aos poucos, sendo aplicada primeiramente em pessoas que fazem parte dos grupos de risco, como idosos, portadores de doenças crônicas e também nos profissionais da saúde. Mas, uma das categorias que se enquadra no grupo de risco da doença tem levantado questionamentos sobre a segurança da vacina. Afinal, mulheres grávidas podem tomar a vacina contra a Covid-19?
A resposta está longe de ser simples. Os estudos sobre a eficácia da vacina nessas mulheres ainda não foram concluídos. Até o momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda que a vacina seja aplicada em gestantes, mas também não proíbe. Cada caso deve ser analisado de forma individual entre a mulher e o médico, para assim tomar a decisão.
Entre as vacinas que estão disponíveis no Brasil, as pesquisas demonstram que elas não oferecem nenhum risco de causar má-formação ou a morte do feto, como são os casos das vacinas da Moderna e da Pfizer. Já nos casos das vacinas da Oxford/AstraZeneca e a Coronavac, os estudos mostram baixa incidência de efeitos colaterais, apesar dos dados oficiais sobre as gestantes ainda não terem sido divulgados.
Sendo assim, antes de decidir se vacinar, é preciso analisar de forma cautelosa com o seu médico os benefícios que a vacina vai trazer naquele momento da gestação. Diferentemente de outras vacinas como coqueluche e hepatite B, a vacina contra a Covid-19 tem como objetivo a proteção da mãe, embora um estudo recente tenha comprovado que mulheres grávidas com anticorpos contra Covid-19 passaram essa proteção aos bebês ainda na barriga.
Importante: O mesmo é válido para lactantes, antes de tomar qualquer decisão a respeito da vacina, avalie de forma segura com o seu médico.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 17/03/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74