Foto: Tatsuya Tanaka
Nos dias atuais, é possível conhecer outras culturas sem precisar viajar. Isso inclui o mundo virtual, mas também é possível através de visitas à comunidades estrangeiras presentes na cidade de São Paulo.
Um exemplo é a Japan House, criada pelo governo japonês com objetivo de divulgar os elementos da cultura japonesa para a comunidade internacional. Entre os dias 18 de junho a 29 de junho, o local conta com uma programação gratuita para os visitantes.
Leia mais: Japan House realiza exposição de brinquedos clássicos com Pula Pirata e Tamagochi
Criação de miniaturas inspiradas pelo mitate, conceito utilizado pelo artista em sua exposição. Na atividade, as crianças conhecem os pontos turísticos do Japão representados por Tanaka, e criam suas próprias versões de miniaturas retratando os lugares apresentados.
A equipe do educativo da Japan House promove diálogos e trocas de experiências sobre detalhes e curiosidades da cultura e cotidiano japonês retratado de maneira lúdica pelas obras do fotógrafo e artista de miniaturas Tatsuya Tanaka.
Encontro presencial para falar sobre a história do mangá de Yoshihiro Togashi, “Yu Yu Hakusho”, animação que fez sucesso no Brasil no final dos anos 90 e começo dos anos 2000.
Nela, o estudante Yusuke Urameshi morre ao salvar um garotinho de um acidente, mas, como o falecimento não era esperado pelo Mundo Espiritual, a ele é dada a chance de voltar à vida caso consiga passar pelo Teste da Ressurreição.
Durante a leitura do mangá, a ideia é discutir a relação entre o mundo terreno e o mundo espiritual no Japão, além de saber mais sobre as referências que influenciaram na criação da obra.
A palestra reúne especialistas para um bate-papo sobre a arte milenar do “peixe bonito seco”, o katsuobushi, iguaria utilizada na culinária japonesa, sua técnica, produção e variados usos.
O evento é realizado tanto de forma presencial quanto virtual, YouTube da Japan House, com tradução simultânea japonês-português.
O título reúne oito contos, narrados em primeira pessoa por um escritor que personifica o próprio Murakami, e aborda temas como o jazz, a música clássica, os Beatles, o beisebol, as memórias desconcertantes e até um macaco falante, de forma poética, através de sentimentos como o amor, a melancolia e a solidão.
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Preços: Gratuito
Onde: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52, Bela Vista - São Paulo - como chegar
site: japanhouse.jp/saopaulo/
Facilidades:
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Preços: Gratuito
Onde: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52, Bela Vista - São Paulo - como chegar
site: japanhouse.jp/saopaulo/
Facilidades:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
14/11 a 14/12
25/11 a 06/01
Gratuito
04/10 a 05/10
Gratuito
27/09, 25/10, 29/11
Hoje tem
18/08 a 05/11
01/01
26/09 a 05/10
04/10, 05/10, 11/10, 12/10
21/11 a 30/11
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 16/03/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74