Nos dias atuais, é possível conhecer outras culturas sem precisar viajar. Isso inclui o mundo virtual, mas também é possível através de visitas à comunidades estrangeiras presentes na cidade de São Paulo.
Um exemplo é a Japan House, criada pelo governo japonês com objetivo de divulgar os elementos da cultura japonesa para a comunidade internacional. Entre os dias 18 de junho a 29 de junho, o local conta com uma programação gratuita para os visitantes.
Criação de miniaturas inspiradas pelo mitate, conceito utilizado pelo artista em sua exposição. Na atividade, as crianças conhecem os pontos turísticos do Japão representados por Tanaka, e criam suas próprias versões de miniaturas retratando os lugares apresentados.
A equipe do educativo da Japan House promove diálogos e trocas de experiências sobre detalhes e curiosidades da cultura e cotidiano japonês retratado de maneira lúdica pelas obras do fotógrafo e artista de miniaturas Tatsuya Tanaka.
Encontro presencial para falar sobre a história do mangá de Yoshihiro Togashi, “Yu Yu Hakusho”, animação que fez sucesso no Brasil no final dos anos 90 e começo dos anos 2000.
Nela, o estudante Yusuke Urameshi morre ao salvar um garotinho de um acidente, mas, como o falecimento não era esperado pelo Mundo Espiritual, a ele é dada a chance de voltar à vida caso consiga passar pelo Teste da Ressurreição.
Durante a leitura do mangá, a ideia é discutir a relação entre o mundo terreno e o mundo espiritual no Japão, além de saber mais sobre as referências que influenciaram na criação da obra.
A palestra reúne especialistas para um bate-papo sobre a arte milenar do “peixe bonito seco”, o katsuobushi, iguaria utilizada na culinária japonesa, sua técnica, produção e variados usos.
O evento é realizado tanto de forma presencial quanto virtual, YouTube da Japan House, com tradução simultânea japonês-português.
O título reúne oito contos, narrados em primeira pessoa por um escritor que personifica o próprio Murakami, e aborda temas como o jazz, a música clássica, os Beatles, o beisebol, as memórias desconcertantes e até um macaco falante, de forma poética, através de sentimentos como o amor, a melancolia e a solidão.
Japan House - Programação de junho de 2023
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Preços: Gratuito
Telefone: (11) 3090-8900
site: https://spcriancas.com/AMalp