Localizado no bairro do Morumbi, na capital paulista, o Palácio dos Bandeirantes abriga um rico acervo cultural com cerca de quatro mil obras expostas nas diversas salas e amplos espaços do prédio. Recentemente, o local passou por manutenções para conservação do patrimônio público e teve um aumento de 37% no número de visitantes. Para quem deseja conhecer o Palácio dos Bandeirantes, as visitas guiadas são gratuitas e podem ser feitas de terça a domingo, das 10h às 16h (de hora em hora), com permanência até às 17h. É recomendado chegar com antecedência de 15 minutos.
Importante: O Palácio dos Bandeirantes está fechado temporariamente devido à pandemia e as visitas guiadas estão suspensas.
Durante a visita, é possível conferir pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, móveis, louçaria, prataria e tapeçaria. Todos os objetos são originais dos séculos 17 ao 21 e fazem do Palácio dos Bandeirantes um verdadeiro palácio-museu.
“Os poucos móveis que foram pintados, são móveis de estilo, e não de época. Todo o patrimônio original, autêntico da época, tanto colonial como posterior a isso, estão conservados e preservados como patrimônio público paulista”, afirma Ana Cristina Barreto de Carvalho, presidente do Conselho Consultivo e Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.
Palácio dos Bandeirantes
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Horários: terça a domingo, das 10h às 16h
Preços: Gratuito