A infância é uma das fases mais importantes da vida. É nela que as crianças têm o primeiro contato com o mundo e começam a desenvolver habilidades cognitivas. Nesse sentido, a animação em 3D “Alike” (“Semelhante”, em tradução livre) traz uma reflexão sobre a importância da educação infantil, em meio à sociedade contemporânea, na qual as relações afetivas são camufladas pela valorização do trabalho e o dinheiro acima de tudo.
Lançado em 2015, o curta-metragem apresenta, em oito minutos, a rotina agitada de Copi, um pai trabalhador que tenta ensinar o caminho certo para seu filho, Paste. Os dois repetem as mesmas ações todos os dias.
O filme mostra a sensibilidade do olhar da criança em relação aos valores da vida. Com uma linguagem poética, a animação também aborda a importância da paternidade e a forma como os papéis sociais são transmitidos para os pequenos.
Produzido por Daniel Martínez e Rafa Cano Méndez, o curta recebeu o Prêmio Goya de Melhor Curta-Metragem de Animação. Assista aqui.