Da Redação
Criado em 10/03/21
Fotos: Reprodução / Divulgação
Com o objetivo de compreender como a arte do brincar livre é exercida em variados contextos na vida das crianças, o Território do Brincar, programa de pesquisa, documentação e sensibilização sobre a cultura da infância brasileira, convidou oito pesquisadores para a produção do filme “Miradas”. O documentário aborda como foi o processo de cada pesquisador ao analisar os gestos, narrativas e paisagens do brincar de diferentes grupos infantis por meio da fenomenologia de Goethe.
Esse estudo envolve quatro passos que foram referenciados nos elementos da natureza: terra, água, ar e fogo. A fenomenologia busca intensificar a percepção sensorial e também se caracteriza como uma possibilidade de autodesenvolvimento para o pesquisador/educador. Além disso, o filme traz uma lição valorosa para os pais, de que é preciso estar presente e observar de forma atenciosa aquele momento para só assim compreender a importância do brincar entre as crianças.
A pesquisa teve duração de um ano e parte do material foi transformada no documentário, que contou com a participação dos pesquisadores Beatriz Olival, Elisa Hornett, Gabriel Limaverde, Lia Mattos, Reinaldo Nascimento, Renata Meirelles, Sandra Eckschmidt e Soraia Chung Saura.
Miradas está disponível online e pode ser assistido gratuitamente na plataforma Videocamp. Clique aqui para conferir. O filme também conta com um material de apoio publicado pelo programa Território do Brincar.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 10/03/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74