Fotos: Reprodução / Divulgação
Entre os dias 11 e 14 de março, acontece a terceira edição do “Festival A Cidade Precisa de Você”, que traz uma série de atividades gratuitas sobre os temas Cultura, Memória e Pertencimento da Cidade. O evento será transmitido online pelo site (www.acidadeprecisa.org) e pelo Youtube, de forma gratuita. As oficinas serão transmitidas pelo Zoom e os candidatos devem preencher um formulário online para participar.
A programação do evento reúne oficinas, rodas de conversas, projeções mapeadas e uma exposição virtual. As atrações giram em torno de três eixos principais: Patrimônio e Identidade; Resistências e Invisibilidades; Co-criação e Participação.
Confira a programação:
Dia 11 de março, quinta-feira
Dia 1: Abertura: Cultura, Memória e Pertencimento na Cidade
Abertura + Sarau – Das 19h às 20h30
Raquel Almeida, criadora do Sarau Elo da Corrente na Zona Norte de São Paulo, convida o público para uma reflexão sobre as formas de reinventar os espaços e a cultura como forma de recriar modos de vida. Participação de Camila Cardoso (Quilombaque), Edinho Santos (Slam do Corpo) e Talitha Duarte (Ocupação Canhoba).
Projeção 1 – Das 20h30 às 21h30
Com Coletivo Coletores.
O Coletivo Coletores realiza quatro intervenções com vídeo-projeção mapeada em quatro lugares diferentes de São Paulo, na Zona Leste, na Zona Norte e no Centro. As intervenções tratam das relações entre arte, tecnologia e direito à cidade e a expressão artística urbana.
Dia 12 de março, sexta-feira
Dia 2: Patrimônio e Identidade: Narrativas de Institucionalidade e Insurgência
Oficina – Dança e Expressão Corporal – das 10h às 12h
Com ODEC.
A oficina ministrada pela ODEC propõe ensinar práticas artísticas comunitárias como ferramenta para o desenvolvimento humano e coletivo. O objetivo é promover uma conexão das relações: eu, outro e o espaço, por meio de movimentos espontâneos. A oficina acontece pelo Zoom, com no máximo 30 participantes. É necessário fazer a inscrição pelo site.
Oficina – Instruções Para o Caminhar na Rua – das 10h às 13h – 1.º encontro
Com Coletivo Dodecafônico.
Os participantes da oficina aprendem diferentes técnicas de teatro, com pequenas cenas relacionadas aos temas do festival. Serão três encontros, com duração de três horas cada. A atividade teatral acontece pelo Zoom, com no máximo 20 participantes. É necessário fazer a inscrição pelo site.
Roda 1: Monumentos, Ruas e Museus – das 16h30 às 18h
Com Coletivo Coletores (Tebas/Rememória), Giselle Beiguelman (Monumento Nenhum), Mauro Neri (Veracidade), Renato Cymbalista (Guia De Lugares Difíceis), Luis Felipe Abbud (mediação Instituto A Cidade Precisa de Você).
Uma roda de conversa especial sobre a visão da arte e patrimônios culturais e históricos que resguardam a produção social no espaço público.
Roda 2: Patrimônio Imaterial Como Narrativa e Identidade – das 18h às 19h30
Com Camila Cardoso Ribeiro (Quilombaque), David Popygua (Jaraguá é Guarani), André Komatsu e Ding Musa (Ali: Leste), Denilson Baniwa (Artista-jaguar), Marcella Arruda (mediação Instituto A Cidade Precisa de Você).
Um bate-papo sobre a preservação do patrimônio imaterial nas cidades, valorizando as tradições e paisagens de cada lugar. Nesta roda será discutida a forma como as comunidades ressignificam as cidades onde vivem.
Roda 3: Provocações – Mapas Cognitivos para a Cidade – das 20h às 21h
Com Natália Garcia (Urbanismo, Neurociência e Felicidade), Karen Martini e Maytê Coelho (mediação Instituto A Cidade Precisa de Você).
Natália Garcia conduz uma conversa sobre como os hábitos cotidianos presentes nas redes neurais do ser humano podem influenciar as estruturas consolidadas da cidade. A roda de conversa será transmitida pelo Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo site. Máximo de 30 participantes.
Roda 4: Provocações – E.CO.CIDADE: Criando Outras Narrativas a partir do Território – das 20h às 21h
Com Andrea Muner (E.CO.CIDADE), Euler Sandeville (TICP Jaraguá/Perus) e Camila Sawaia (mediação Instituto A Cidade Precisa de Você).
Serão apresentadas iniciativas de moradores, que visam a melhoria urbana na região da Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo. O objetivo é alcançar a política do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem, TICP, já regulamentado na cidade de São Paulo na região de Jaraguá/Perus, Zona Norte, e na região da Paulista/Luz, no centro da cidade. O evento acontece pelo Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo site. Máximo de 30 participantes.
Projeção 2: Zona Leste – das 21h às 22h
Com Coletivo Coletores.
Dia 13 de março, sábado
Dia 3: Resistências E Invisibilidades: Direito à Cidade, Protagonismo e Pertencimento
Oficina: Lugar Que é Meu (público infantil) – das 10h às 12h
Com Ursula Troncoso, Vanessa Espindola e Camila Sawaia.
Oficina voltada para crianças de 8 a 12 anos, com o objetivo de trabalhar a memória afetiva dos pequenos e a importância da infância, diante do contexto atual. A oficina acontece pelo Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo site. Máximo de 15 participantes.
Oficina – Instruções Para O Caminhar Na Rua – das 10h às 13h – 2º encontro
Com Coletivo Dodecafônico
Roda 5: Presenças Invisibilizadas: Multiplicidades e Performatividades – das 16h30 às 18h
Com Helcio Beuclair (Arouchianos), João Simões (Explode Residency), Lili Cafe (Era o Hotel Cambridge), Nós Artivistas e Fernanda Tosta (mediação Instituto A Cidade Precisa de Você).
Um bate-papo sobre a representatividade de grupos historicamente inviabilizados, que reinventam a cidade e os espaços públicos.
Roda 6: Ocupação, Corpo, Terra e Pertencimento – das 18h às 19h30
Com Claudia Visoni (ALESP), Evellyn Corrêa (Espaço CITA), Talitha Duarte (Ocupação Canhoba), Vilma (Mulheres do GAU), Maytê Coelho e Talitha Rodrigues (mediação Instituto A Cidade Precisa de Você).
A roda de conversa tem o objetivo de levantar questões acerca do direito de ocupar espaços públicos e o direito de criar e cuidar da cidade.
Roda 7: Provocações – Assessoria Técnica Para Iniciativas Cidadãs – das 20h às 21h
Com Andrea Muner, Camila Sawaia, Karen Martini, Luis Felipe Abbud, Marcella Arruda, Maytê Coelho (membros do Instituto A Cidade Precisa de Você).
Nesta roda de conversa, haverá uma reflexão sobre como democratizar o direito aos espaços na cidade. Será um momento de troca de tecnologias e conhecimentos sobre a regularização dos locais voltados para a comunidade. O evento acontece pelo Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo site. Máximo de 25 participantes.
Projeção 3: Zona Norte – das 21h às 22h
Coletivo Coletores
Dia 14 de março, domingo
Dia 4: Cocriação e Participação: Como Podemos Construir Cidades De Uma Forma Diferente?
Oficina – BIP/ZIP: Jogo Fórum Urbano – das 10h às 12h30
Com Associação Locals.
Um jogo de ideias dividido em cinco salas, cada uma focada em uma parte diferente do Brasil e com uma diferente problemática para resolver. A associação Locals e o Instituto A Cidade Precisa de Você vão orientar os participantes na elaboração de estratégias coletivas. A oficina acontece pelo Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo site. Máximo de cinco participantes.
Oficina – Instruções Para O Caminhar Na Rua – 3º encontro – das 10h às 13h
Com Coletivo Dodecafônico.
Roda 8: Lançamento Livro Fazer Juntos – das 15h30 às 16h15
Com Laura Sobral (autora do livro e cofundadora do Instituto A Cidade Precisa de Você) e Marina Regis (mediação).
O livro Fazer Juntos traz uma reflexão sobre as ferramentas de co-governança que podem ser desenvolvidas no espaço público para promover uma gestão mais inclusiva nos bairros.
Roda 9: Subverter Por Dentro: Carta às Prefeituras – das 16h30 às 18h
Com Carol Guimarães (Rede Nossa SP/Pacto de Cidades Mais Justas e integrante do Instituto A Cidade Precisa de você), Lucas Nassar (Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo), Ana Paula Bruno (Ministério do Desenvolvimento Regional), Sarah (ANDUS) e Marcella Arruda (mediação Instituto A Cidade Precisa de Você).
A roda de conversa convida os participantes para uma discussão sobre como criar um ecossistema de colaboração para gerir as comunidades.
Roda 10: Regenerar Pelas Bordas: Arte na Cidade – das 18h às 19h30
Com Ana Carolina Martins (Visionários da Quebrada), Isabela Umbuzeiro (Incomuns), Jaison Lara (Ecoativa), Junior Koche (Cidades Afetivas) e Fabian Alonso (mediação Instituto A Cidade Precisa de Você).
Um debate interessante sobre como direcionar aquilo que afeta a comunidade para realizar uma ação política, crítica e criativa para construir futuro da cidade.
Projeção 4: Zona Norte – das 21h às 22h
Coletivo Coletores.
PROGRAMAÇÃO PERMANENTE NO SITE DO FESTIVAL
De 11 a 14 de março
Exposição virtual
Reúne obras de dez artistas, que trazem reflexões sobre os eixos temáticos do festival. A ideia é fazer com que a cidade seja um espaço apropriado para difundir culturas de diversas formas de expressão artística.
Disponibilização de quatro filmes online
Os participantes poderão conferir os filmes online: Cidades Afetivas, Era o Hotel Cambridge, Incomuns e Visionários da Quebrada.
Mapeamento Virtual
Um mapeamento de iniciativas culturais que participam do festival e obras que dialogam com os temas do festival.
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: variam de acordo com as atrações
Preços: Gratuito
Facilidades:
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: variam de acordo com as atrações
Preços: Gratuito
Facilidades:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
13/09, 21/09, 25/09, 27/09, 28/09, 01/10, 02/10, 03/10, 04/10
11/10
01/10 a 31/10
12/10
14/11
Hoje tem
Gratuito
27/08 a 03/11
21/09
Hoje tem
06/08 a 20/12
Hoje tem
18/06 a 14/09
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 08/03/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74