O mês da mulher chegou com uma programação repleta de atrações no Museu da Imigração. Entre os dias 6 a 31 de março, serão realizadas diversas atividades presenciais e online que vão desde oficinas de Tai Chi Chuan até documentários e lives sobre o Dia Internacional da Mulher e discussões sobre a mobilidade urbana durante a pandemia. Todas as atrações são gratuitas.
Programação
Oficinas de Tai Chi Chuan – 6 e 13 de março, das 11h às 13h
As oficinas têm limite de 20 participantes e acontecem no Jardim do Museu da Imigração. Para participar, é necessário se inscrever previamente. Para quem preferir acompanhar de casa, um trecho das atividades será transmitido ao vivo no Instagram.
Contação de História “O pó do crescimento” – 6 de março, às 15h
A atividade convida toda a família para uma jornada de diversão e descobertas a partir do livro de Ilan Brenman. A atração pode ser acompanhada presencialmente e em uma live no Instagram.
Live “Mulheres na história do café e da imigração” – 8 de março, às 18h
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a live abordará o uso de fontes para o estudo migratório e do grão, assim como a presença das mulheres nos acervos dos dois equipamentos culturais. A atração será promovida em parceria com o Museu do Café, com transmissão pelo YouTube.
Exibição documentário “Adelante – A Luta das Venezuelanas Refugiadas no Brasil” – 10 a 31 de março, quarta a domingo, das 11h às 17h
O documentário conta as histórias de oito mulheres refugiadas e é um recorte íntimo sobre as consequências de um país inteiro, além de visualizar fotografias realizadas no processo de gravação. A direção é da cineasta e jornalista Luiza Trindade, com coprodução do Projeto Celina, do jornal O Globo e apoio da ONG PARES Cáritas.
Local: Museu da Imigração
Live Série “A situação das mobilidades humanas na pandemia” – 11 de março, às 17h
A conversa aborda os efeitos da COVID-19 para a população migrante, o mundo do trabalho e as atividades de articulação entre esses sujeitos políticos. A atração terá mediação do pesquisador Thiago Haruo e contará com a participação da membro-fundadora da Rede de Empreendedores Imigrantes Sempre Adelante, Jhannyna Siñani. A transmissão será feita pelo Instagram.
Museu da Imigração - Programação de março
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: variam de acordo com as atrações
Preços: Gratuito