Vem aí uma produção especial para a criançada curtir em casa. É o “Festival Corpo Palavra”, que será promovido pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre os dias 6 e 13 de março, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A programação reúne apresentações de diversas linguagens artísticas, que dialogam com o corpo e a palavra, como o Slam das Minas. Todas as apresentações acontecerão a partir das 19h, com duração de 20 a 90 minutos, e contam com interpretação em Libras.
Confira a programação:
Dia 6 de março, sábado – às 19h
De repente com OCA Escola Cultural de Carapicuíba
Performance baseada na estrutura das quadras populares e no repertório dos jogos gráficos representados pelo quadrado como forma de ocupação do espaço. O espetáculo conta a história de corpos e vozes que decidem desafiar e improvisar. O espetáculo será apresentado pela OCA, um projeto que desenvolve atividades artísticas com jovens crianças da Aldeia de Carapicuíba, como música e literatura. O projeto cultural tem o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, através da cultura brasileira, mostrando suas raízes, com brincadeiras, capoeira, artes manuais, gestos e tradições.
Dia 7 de março, domingo – às 19h
Cantos de trabalho com a Cia Cabelo de Maria
A Cia. Cabelo de Maria apresenta o espetáculo , com cantigas de diversos estilos e ritmos musicais da cultura brasileira. Os arranjos privilegiam o formato acústico. O espetáculo é dirigido pela musicista Renata Mattar, que viajou para várias regiões do Brasil, buscando aspectos musicais da cultura local e comunidades que realizam cantos de trabalho.
Dia 8 de março, segunda-feira – às 19h
Slam das Minas
Uma batalha de poesia falada entre mulheres e pessoas trans, em duas rodadas classificatórias com todos os participantes e uma final com três pessoas. Durante o festival, serão cinco poetas por edição. Os poemas não têm um tema específico. O primeiro time é formado por Abigail Campos, Kimani, Midria, Caru de Paula e Mari Félix, com apresentação de Juppter e Aflordescendente, que assumem o comando da batalha ao lado de Pam Araújo e Carolina Peixoto. Já o segundo time é composto por Patrícia Borges e Jéssica Campos, com a batalha entre Ingrid Martins, Marcela Trava, 2z Poesia, Anuby Messias e Tom Grito.
Dia 9 de março, terça-feira – às 19h
Beijo de Línguas – o Slam do Corpo conta sua história com Slam do Corpo
O Slam do Corpo é um projeto que desenvolveu a primeira batalha de poesias no Brasil com participação de poetas surdos e ouvintes. Durante o festival, o grupo irá apresentar a história de como surgiu a iniciativa, além de apresentar poemas-performances nas quais às vezes as línguas se diferenciam. O Slam do Corpo também desenvolve um trabalho cultural com documentários, performances e intervenções poéticas que dão visibilidade à cultura surda.
Dia 10 de março, quarta-feira – às 19h
SiColomi com OCA Escola Cultural de Carapicuíba
Performance artística que traduz toda a infância brasileira, com muita música, dança e brincadeiras. O espetáculo traz a linguagem do corpo e do movimento presentes na cultura infantil e faz parte de um repertório registrado nas últimas cinco décadas por Lydia Hortélio, Lucilene Silva e Adelson Murta (Adelsin). A OCA Escola Cultural de Carapicuíba é um projeto cultural que tem o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, através da cultura brasileira, mostrando suas raízes, com brincadeiras, capoeira, artes manuais, gestos e tradições, além de práticas que valorizam a riqueza cultural da região.
Dia 11 de março, quinta-feira – às 19h
Cantos de trabalho II com Cia Cabelo de Maria
Espetáculo dirigido por Renata Mattar e arranjos de Gustavo Finkler, apresentando as músicas do segundo CD da Cia Cabelo de Maria, além de ações inéditas. A musicista vem pesquisando há 20 anos cantos de trabalho, fazendo gravações e participando de rituais e festas. O primeiro contato com trabalhadores rurais foi na Vila Fernandes, em Arapiraca (AL), quando conheceu as Destaladeiras de Fumo, mulheres que trabalhavam cantando nos salões das fazendas de fumo.
Dia 12 de março, sexta-feira – às 19h
Slam das Minas
Mais uma batalha do Slam das Minas será transmitida ao vivo pelo YouTube. São tuas rodas classificatórias com todos os participantes e uma final com três poetas. Serão cinco poetas por edição. O primeiro time é formado por Abigail Campos, Kimani, Midria, Caru de Paula e Mari Félix, com apresentação de Juppter e Aflordescendente, que assumem o comando da batalha ao lado de Pam Araújo e Carolina Peixoto. Já no segundo grupo, apresentam-se Ingrid Martins, Marcela Trava, 2z Poesia, Anuby Messias e Tom Grito.
Dia 13 de março, sábado – às 19h
Slam do Corpo – batalha em Libras e português
A batalha de poesia entre poetas surdos e ouvintes realiza mais uma edição no festival. Com um mix de poemas em língua portuguesa e em Libras, o objetivo do Slam do Corpo é aproximar estas duas formas de se comunicar. O evento traz duplas de poetas – um surdo e um ouvinte – que traduzem e apresentam textos nas duas linguagens.
Festival Corpo Palavra
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: a partir das 19h
Preços: Gratuito