No Dia do Botonista, 14 de fevereiro, domingo, o Museu do Futebol irá realizar uma live especial, às 11h, com o tema “Futebol de botão: de brinquedo à profissão”, contando a história do jogo no Brasil. A data é uma homenagem ao aniversário do pintor e ator Geraldo Cardoso Décourt, que inventou o futebol de botão no início da década de 1930.
O bate-papo conta com a participação dos colecionadores Luciano Araujo, da Botões Clássicos, o publicitário Alexandre Sousa e o médico intensivista Haggeas Fernandes. A mediação do encontro é do jornalista e documentarista Paulo Júnior, que apresenta o podcast Meu Time de Botão, da Central3.
O futebol de botão se tornou popular no Brasil em meados da década de 1980 e logo virou uma paixão nacional. Até o Rei do Futebol, Pelé, afirmou que jogava na infância. O debate relembra o sucesso do futebol de botão na época em que não havia tantos aparelhos tecnológicos, além da importância do jogo na vida dos torcedores brasileiros e dos apaixonados pelo esporte. Para quem não sabe, o jogo tem sido uma forma de terapia durante o isolamento social.
A transmissão será feita nos canais do Museu do Futebol no Youtube e Facebook.
Live “Futebol de botão: de brinquedo à profissão”
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: às 11h
Preços: Gratuito