Por Denise Oliveira
Criado em 09/02/21
Foto: Reprodução/Instagram/ Parque Bruno Covas no Instagram -@pauloalvesbzs
O Rio Pinheiros é um dos símbolos da cidade de São Paulo. Mas, com o passar do tempo e o crescimento da urbanização da cidade, as águas límpidas se transformaram num lago desfavorável para vida aquática e impróprio até para navegação.
Com o objetivo de devolvê-lo à população, o Governo do Estado de São Paulo criou o Programa Novo Rio Pinheiros, em parceria com órgãos públicos e a iniciativa privada. Seu intuito é melhorar a qualidade das águas e integrá-las completamente à cidade, com recuperação ambiental e paisagística.
O projeto inclui a despoluição do rio, com redes de saneamento básico, além de parque com equipamentos de lazer, que já está aberto ao público.
Um dos planos para despoluir o rio é a ampliação da rede de saneamento básico, promovida pela Sabesp. Até o momento, 650 mil imóveis estão conectados à rede de esgoto da capital, beneficiando 1,9 milhão de pessoas, o que equivale à população de São Bernardo do Campo.
A ação deve impactar mais de 3 milhões de pessoas que hoje não têm acesso ao serviço de coleta, além de evitar que todo resíduo orgânico contamine o rio. Desde o início do programa, um volume equivalente a 23 mil piscinas olímpicas de esgoto deixou de chegar ao Pinheiros.
Nas áreas de ocupação irregular, em que não há instalação de coleta de esgoto, o programa prevê a instalação de Unidades de Recuperação de Qualidade (URQs), que já estão com seus contratos assinados para dar início à instalação. O sistema recolhe a água contaminada, trata e depois devolve ao rio.
A Unidade de Recuperação Jaguaré foi a primeira estação de tratamento a ser inaugurada, em dezembro do ano passado. Ao todo, serão cinco URQs. Com isso, o programa alcança a marca de 2,8 mil litros de esgoto tratado por segundo, o equivalente ao esgoto de uma cidade como Curitiba.
Em paralelo à expansão do saneamento básico, o programa também prevê a limpeza do rio, com o uso de barcos, além do trabalho de desassoreamento. Até o momento foram removidas 89 mil toneladas de lixo flutuante. Mais de uma tonelada dos resíduos recolhidos das margens foram encaminhados à reciclagem.
Leia Mais: Em Pinheiros: Parque Tenente Siqueira Campos – Trianon tem atrações artísticas e playground
Além do tratamento das águas do rio, o programa também quer aproximar a população do local, para criar um point de lazer, com o Parque Linear Bruno Covas. O parque recebe esse nome em homenagem ao ex-prefeito da cidade, Bruno Covas, que faleceu em 2021.
O espaço de 8,3 km vai do Pomar Urbano até a Ponte Cidade Jardim. A primeira fase já foi concluída e o parque já conta com equipamentos disponíveis ao público, como a ciclovia Franco Montoro, no trecho da Avenida Miguel Yunes até a Estação Villa-Lobos – Jaguaré, pista de caminhada, sanitários, centros de convivência, quadras poliesportivas, estações de ginástica, quiosques, playground e uma passarela flutuante. Todas as estruturas são de uso público e gratuito.
A segunda etapa vai implementar mais 8,9 quilômetros de atrações ao parque, na altura da Cidade Jardim ao Retiro, nas proximidades da ponte do Jaguaré.
O segundo trecho contará com equipamentos de esporte, lazer e cultura, além de mais quatro Centros de Convivência: Eusébio Matoso, Cidade Universitária, Jaguaré e Retiro. A reforma será concluída após a contenção das margens do rio e os trabalhos da concessionária de energia.
O projeto dos dois trechos inclui também novas áreas verdes, áreas de descanso e alimentação, serviços voltados aos ciclistas, banheiros, assistência de primeiros socorros, conexão intermodal com as ciclovias e pontos de acesso ao metrô e a ViaMobilidade.
Para quem vai ao parque, o melhor acesso é pela estação Vila Olímpia, da linha 9-Esmeralda. O investimento total da iniciativa privada será de R$ 58 milhões e ocorrerá ao longo de cinco anos.
O plano de revitalização das margens também inclui a reforma da antiga Usina da Traição, agora rebatizada de Usina São Paulo.
O consórcio Usina São Paulo SPE S.A foi o ganhador do processo de licitação realizado em 2020, e será responsável por implementar espaços de uso público na área de 29.804 metros quadrados, incluindo a cobertura do prédio e o entorno.
O espaço contará com restaurantes, lojas nacionais e internacionais, cinema ao ar livre com a maior tela da América Latina, escritórios, rooftop com cafés, mirantes com vista 360º, academia e outras atrações.
Leia Mais: Escape 60 de Pinheiros inaugura sala inspirada na série “Miraculous: As Aventuras de Ladybug”
E quem for conferir as atrações das margens do Rio Pinheiros pode aproveitar o tempo para visitar outros espaços na região, como o Parque Villa-Lobos, que acaba de inaugurar um dos maiores carrosséis do mundo. Com dois andares, 13 metros de altura e 14 de diâmetro, além de dois decks, o Carrossel tem capacidade para 70 pessoas sentadas.
Além do carrossel, o parque é recheado de atrações para o público, como a Biblioteca Parque Villa-Lobos, aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de “street basketball” e um anfiteatro aberto com 750 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos e lanchonete.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 09/02/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74