Com pista de caminhada, playground e áreas de estar, o Parque Lina e Paulo Raia, na Vila Guarani, próxima ao Jabaquara, é uma das opções de lazer para as famílias que moram na zona sul de São Paulo, pois é uma opção para levar as crianças, fazer piquenique e andar de bicicleta em meio à natureza.
O parque oferece uma série de comodidades para os visitantes, como uma ampla pista para caminhadas, um bicicletário para os entusiastas de bicicletas, diversas áreas de estar para relaxar, quiosques para momentos de convívio, playgrounds para as crianças se divertirem, e um viveiro de mudas para apreciar a diversidade da flora.
Além disso, estão disponíveis aparelhos de ginástica de baixo impacto para quem deseja se exercitar ao ar livre. Os pássaros também são bem-cuidados no parque, com comedouros especialmente projetados para eles. E para garantir o conforto dos visitantes, os sanitários são mantidos limpos e conservados.
É interessante mencionar que no interior do parque encontra-se a Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), vinculada à Secretaria Municipal da Cultura, proporcionando um ambiente enriquecedor para atividades culturais e artísticas.
O parque possui uma variedade de flora, incluindo um bosque heterogêneo e remanescentes de chácaras. Algumas espécies notáveis são o aguaí-vermelho, araribá-rosa, cedro, copaíba, embaúba-branca, falsa-seringueira, guaxupita, jabuticabeira, jerivá, paineira, quaresmeira, sibipiruna e tapiá-guaçu. No total, foram registradas 125 espécies, sendo a copaíba e o pinheiro-do-paraná considerados ameaçados.
A fauna do parque é igualmente diversificada, com um total de 34 espécies, incluindo nove espécies de borboletas e uma espécie de réptil-anfisbena, conhecida como cobra-de-duas-cabeças.
Além disso, foram identificadas 24 espécies de aves, como o gavião-carijó, a coruja-orelhuda, o beija-flor-tesoura, o periquito-rico, o bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho, o saí-canário, o cambacica, os sanhaçus e os sabiás.
Durante os meses de agosto a janeiro, é possível observar tico-ticos alimentando os filhotes de chopim, que se diferenciam notavelmente em cor e tamanho dos pais adotivos.
Animais domésticos são permitidos no parque, desde que estejam na coleira e, para os mais agressivos, utilizando focinheiras.
O uso de bicicletas, skates e outros meios similares de locomoção é proibido no interior do parque.
O parque conta com vigias para garantir a segurança dos visitantes.
Embora não haja lanchonetes dentro do parque, existem ambulantes posicionados próximos às entradas, onde é possível adquirir alimentos e bebidas.
O parque está aberto diariamente, das 07h às 18h.
Parque Lina e Paulo Raia
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana - Atração fixa
Horários: das 7h às 18h
Preços: Entrada gratuita
Telefone: (11) 5017-6522
site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_sul/index.php?p=5752
Mais para fazer: