Fotos: Reprodução / Divulgação
Não há como negar: na escola, um dos momentos mais felizes é a hora do lanche. Bolo, sanduíche com patê, geleia… Biscoitos, iogurte e suco. São tantas opções! A fome chega com força só de imaginar essas delícias. Para quem está com dúvidas sobre o que preparar para os pequenos levarem de lanche na hora do recreio, a Amazon tem algumas dicas com livros de receitas variadas, com opções rápidas e nutritivas. Confira:
A lista começa com um clássico da editora Globo, em parceria com a Companhia Editora Nacional: Lanches Para Toda Hora – Com a Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo. São 32 receitas deliciosas, assinadas nada mais, nada menos, do que pela Dona Benta, a simpática vovó da Narizinho e do Pedrinho no seriado que encantou o Brasil.
Outro livro que não pode faltar na prateleira da família é o Barbie Chef – Lanches Saborosos e Saudáveis, da editora Ciranda Cultural. Ideal para os pimpolhos que adoram colocar a mão na massa, ou querem aprender um pouco mais sobre o universo da culinária. São 30 receitas de sanduíches saudáveis e de dar água na boca.
Já para aqueles pais que tem uma rotina intensa, com tempo curto para preparar o lanche dos filhos antes da aula, o livro Lancheira Saudável, da editora Astral Cultural, dá uma mãozinha, com dicas valiosas de produtos para usar na preparação, com baixos níveis de açúcar, sódio, conservantes e corantes.
Nesta próxima dica, a escritora Mariana Weckerle, faz um questionamento interessante: “O que é um alimento ‘natureba’ para você?”. Em seu livro Receitas Naturebas, da LP&M Editores, a escritora tem a missão de mostrar às crianças e aos seus pais que comida saudável pode ser deliciosa. Ela ensina o preparo de lanches e sobremesas sem glúten, lactose, além de dar dicas sobre os alimentos que não podem faltar na cozinha.
A escritora e apresentadora do canal GNT, Gabriela Capim, famosa por educar as crianças a se alimentarem de maneira saudável, lançou em 2018 o livro Socorro! Meu Filho Come Mal, homônimo de seu programa na TV. Ao longo das 193 páginas, Capim aborda a importância dos pais na educação dos filhos no que diz respeito à ingestão de alimentos saudáveis, bem como a inserção dos pequenos no preparo da comida. Isso sem contar na apresentação de combinações simples, saudáveis e muito saborosas.
“Mamãe, não quero mais comer carne”. O que podemos fazer quando uma criança de 10 anos lhe faz tal questionamento? Foi o que aconteceu com a chef norte-americana Laura Washburn, que aceitou o desafio e passou a conhecer mais sobre a culinária vegetariana. Tanto que reuniu tudo isso no livro Receitas Vegetarianas para Crianças, com dicas apetitosas não só para o lanche da escola, mas para as demais refeições do dia.
Outro exemplo para ajudar os adultos a estimular a criatividade na hora de preparar a comida que a criança vai levar à escola é o Lancheira com Amor. São 59 páginas com receitas criativas, fáceis de preparar e saborosas. Esta edição está disponível para leitura na plataforma Kindle.
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74