Fotos: Reprodução / Divulgação

Volta às aulas: Lista com os sete dicionários mais usados pelas escolas

Compartilhe

Criado em 27/01/21

A criançada precisa aprender a usar dicionário na escola, por isso, eles fazem parte das listas escolares. Na Amazon, é possível comprar diversas opções para atender as necessidades dos estudantes nas mais diversas etapas da vida escolar. Veja essa lista que separamos:

O primeiro deles é um dos mais conhecidos pelo público em geral. O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, da editora Objetiva e o Instituto Antônio Houaiss, que firmaram acordo em 2005 para lançar uma nova edição. No entanto, foram surpreendidos com a Reforma Ortográfica no meio do caminho. Então, readaptaram o conteúdo que resultou neste exemplar, com 442 mil novas entradas de palavras, distribuídos em 2.048 páginas.

Em versão reduzida, o Pequeno Dicionário Houaiss, da editora Moderna, também é integralmente redigido segundo o novo acordo ortográfico. Tem mais de 32 mil verbetes distribuídos ao longo das 1176 páginas, com regras de acentuação, hifenização e grafia. Isso sem contar com separação silábica, indicação de plural, aumentativo e diminutivo, antônimos, sinônimos, homônimos, entre outros. O exemplar possui um código de acesso que permite o usuário acessar o conteúdo de forma online. Sucesso! 

Já a editora Melhoramentos lançou, em 2016, um dicionário totalmente voltado às necessidades dos estudantes: o Dicionário Escolar Michaelis. O exemplar tem peculiaridades interessantes, como regionalismos, estrangeirismos e gírias. Contém mais de 50 mil definições isentas de preconceitos, cerca de 30 mil expressões, divisões silábicas, regência de verbos; detalhamento da origem e a formação da palavra, plurais, entre outros atrativos.

Um dos mais conhecidos do público, o Minidicionário Aurélio, da editora Positivo, tem layout moderno e é perfeito para carregá-lo na bolsa, na mochila ou na pasta. Foi lançado em 2018, segue a nova Lei Ortográfica, e já está em sua 8ª edição.

Já parou para imaginar como a língua portuguesa é rica, repleta de expressões, variedade de estruturas que permitem dizer a mesma coisa de maneira totalmente diferente? Foi pensando nisso que a editora Lexikon lançou o Dicionário de Sinônimos. Trata-se do resultado de muito estudo do escritor Antenor Nascentes, que foi a fundo para relacionar as mais de 12 mil palavras sinônimas encontradas na obra, que tem índice para facilitar a busca por cada palavra. O livro está disponível apenas para leitura na plataforma Kindle.

A Lexikon também lançou um outro exemplar peculiar: Dicionário de Locuções e Expressões da Língua Portuguesa. Lançado em 2019, este exemplar traz o significado para uma série de expressões comumente percebidas quando acompanhamos uma matéria na televisão, lemos uma notícia ou um livro, assistimos um filme, ouvimos uma música e ficamos com cara de interrogação. Se liga nessa dica, pois muitas dessas palavras podem, eventualmente, cair em provas da escola, faculdade ou até mesmo em vestibulares! Este livro também está disponível apenas para ler no Kindle.

Os pequenos que ainda estão se familiarizando com o prazer da leitura e do aprendizado, não ficam de fora dessa lista. A editora Moderna pensou nisso e lançou o Houaiss Ilustrado. Com ilustrações e fotos nas páginas, quadros enciclopédicos e curiosidades, este dicionário se aproxima do universo infantil e traz definições que responde à questões cotidianas, como por exemplo, “para que serve?”, “o que quer dizer?”, “O que é?”, “Como se usa?”, além de outros questionamentos que estão na boca dos pimpolhos a todo momento.

Minidicionário Aurélio

1

Dicionário de Sinônimos

2

Houaiss Ilustrado

3

Dicionário de Locuções e Expressões

4

Dicionário Michaelis

5

Pequeno Dicionário Houaiss

6

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

7

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74