O projeto Google Arts & Culture é uma iniciativa sem fins lucrativos desenvolvida pelo Instituto Cultural do Google com o objetivo de divulgar acervos culturais, obras de arte e documentos históricos dos museus de forma online. Todos esses materiais são transmitidos ao ambiente virtual por meio da tecnologia street view capturada em alta definição (ArtCamera), o que possibilita o acesso por pessoas do mundo inteiro.
Atualmente, diversos museus nacionais já fazem parte do projeto por meio da parceria da Google com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). São eles: Museu Histórico Nacional (MHN), Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), Museu Lasar Segall (MLS), Museu Imperial (MI), Museus Castro Maya e Museu Villa-Lobos.
Além do Google Arts & Culture, já existem também mais dois projetos com o intuito de expandir os acervos museológicos para os espaços digitais. Um deles é o Projeto Tainacan, desenvolvido pelo Ibram, que consiste na criação de uma plataforma em WordPress para atender às necessidades de inventário e catalogação dos acervos.
O projeto já disponibilizou coleções online de vários museus como o Museu Histórico Nacional, Museu da Inconfidência, Museu Villa-Lobos, Museu de Arqueologia de Itaipu, Museu do Diamante, Museu do Ouro, Museu Regional Casa dos Ottoni, Museu Victor Meirelles, Museu das Missões, Museu Casa de Benjamin Constant, Museu das Bandeiras, Museu Casa da Princesa, Museu Regional de São João del-Rei, Museu de Arte Sacra da Boa Morte, Museu Casa da Hera e Museu Casa Histórica de Alcântara.
Já a série audiovisual Conhecendo Museus, produzida pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a TV Escola – Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), retrata os museus brasileiros com exposições detalhadas dos acervos e histórias por trás das peças.
Museus com acervos digitais
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Horários: 24h
Preços: Gratuito