Fotos: Reprodução / Divulgação
Para comemorar o Dia da Consciência Negra, o Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM irá realizar mais uma edição do projeto MAM na Cidade. Desta vez, serão apresentadas sete obras de artistas negros do acervo do MAM, além de cartazes de A Mão Afro-Brasileira e um vídeo de Mariana de Matos, que prticipou do Panorama da Arte Brasileira: Sertão no MAM. A exibição acontece no dia 20 de novembro, no Instituto Boracelli, das 19h às 20h, e no dia 27 de novembro, mesmo horário, no Centro Cultural Arte em Construção, localizado na Cidade Tiradentes. O evento é gratuito.
Entre os artistas que fazem parte do catálogo de obras estão Antônio Obá, Mariana de Matos, Mestre de Didi e Rosana Paulino. Além disso, no dia da estreia da ação, terá uma apresentação musical ao ar livre do quinteto de alunos da Orquestra Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli. Na fachada do prédio, a figura dos artistas será projetada e promete encantar o público. É um convite para que todos conheçam o acervo completo do MAM. O evento seguirá as normas de distanciamento social para prevenção contra a COVID-19. Por isso, os visitantes devem utilizar máscara.
A iniciativa é uma colaboração entre o MAM, a agência Africa, o Projeto Afro e projetos Inspirar-te e Arte Livre Itinerante. A proposta é familiarizar o cotidiano das pessoas com as obras, além de transmitir a arte para locais onde os museus não estão presentes. O foco na apresentação de artistas negros também é uma forma de enaltecer esta cultura tão rica que faz parte da história nacional.
A curadoria é de Deri Andrade, pesquisador e jornalista angolano, que vive em São Paulo e é fundador do Projeto Afro, plataforma inovadora que mapeia artistas afrodescendentes. Em 1988, a exibição no MAM chamada “A Mão Afro-Brasileira” apresentou os resultados da difusão destes artistas.
Conteúdos extras
Para entender melhor a exposição, o projeto Inspirar-te elaborou um vídeo de experiências poéticas, que explica o contexto das obras e traz reflexões a respeito dos assuntos tratados pelos artistas. O conteúdo será lançado nas redes sociais do Museu e no perfil @projetoinspirarte.
Além da exposição, o Educativo no MAM São Paulo traz ainda atividades educativas online e presenciais, que abordam a temática do Dia da Consciência Negra, o papel de artistas, educadores e pesquisadores negros na cidade. A programação de novembro reúne experiências para todas as idades e pode ser conferida no site https://mam.org.br.
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: 19h às 20h
Preços: Gratuito
Onde: MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo – Parque do Ibirapuera, s/n, Parque Ibirapuera - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 5085-1300
site: mam.org.br
site: [email protected]
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: 19h às 20h
Preços: Gratuito
Onde: MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo – Parque do Ibirapuera, s/n, Parque Ibirapuera - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 5085-1300
site: mam.org.br
site: [email protected]
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
29/10
19/10
18/10 a 19/10
12/10
Hoje tem
20/03 a 07/09
Hoje tem
09/08 a 07/09
26/09 a 05/10
20/09
13/09
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 19/11/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74