Gratuito

Já foi

Fotos: Reprodução / Divulgação

Quer levar os filhos para acampar? Confira dicas essenciais para proporcionar essa experiência incrível às crianças

Compartilhe

Da Redação

Criado em 28/10/20

As crianças adoram brincar ao ar livre. E uma boa forma de proporcionar diversão aos pequenos juntos com família é montar um acampamento bem divertido, com piquenique, aventuras e brincadeiras. Para ajudar os pais nessa tarefa, o programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, disponibiliza o guia “Acampando com crianças”. São diversas dicas de como acampar em áreas naturais protegidas e tornar o programa seguro e divertido. 

Com as crianças cada vez mais conectadas à internet, o acampamento é uma maneira de estimular a interação entre pais, mães e filhos. Dormir sob as estrelas, conversar no escuro da barraca, sentir a proximidade da natureza, cozinhar juntos ao ar livre e conviver em família são vivências inesquecíveis. Além disso, o Brasil tem vários locais incríveis para atividades de camping em áreas naturais.

DICAS DE ACAMPAMENTO:

Em casa

Uma das dicas valiosas que o guia apresenta é que não precisa ir para o campo montar a barraca. Na verdade, os pais e mães podem improvisar no quintal ou na sala mesmo. A ideia é introduzir os pequenos nessa nova forma de brincar. São muitos benefícios para as crianças. Elas exploram a imaginação e guardam memórias incríveis sobre essa experiência. No quintal, dá para montar um fogareiro e preparar refeições ao ar livre. 

Na natureza

Para quem gosta de um pouco de aventura, existem os chamados Parques Nacionais, apropriados para acampamentos em família. As áreas são mais rústicas rodeadas pela natureza e zeladas pelas equipes dos parques. Mas, antes de visitar, é importante consultar informações essenciais sobre o parque. Precisa fazer reserva? Qual é o valor e formas de pagamento? Como chegar à área de acampamento? Tem estacionamento perto? Há banheiros e área de cozinha? Há passeios próximos? 

Parques para acampar

O guia reúne algumas opções de parques nacionais para acampar em família. 

1 – Floresta Nacional de Brasília (DF)

Rodovia BR-070, Km 1 – Taguatinga, Brasília – DF

Protege uma área de 9 mil hectares e é umas das unidades de conservação da maior represa da região, a do Descoberto, responsável por cerca de 70% do abastecimento de água no Distrito Federal. Lá, a família pode encontrar trilhas de mountain bike de 44 km e outros circuitos para ciclistas. Dá para fazer piquenique no local. Não há cobrança de ingressos e o parque pode ser visitado o ano todo, das 8h às 17h, podendo sair até às 19h. 

2 –  Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

Av. Barão do Rio Branco, 80 – Centro, Palmeiras – BA

Com 152.000 hectares, o parque protege uma parcela da Serra do Sincorá, que é a parte norte da Serra do Espinhaço, cadeia montanhosa que se estende de Minas Gerais à Bahia. Conta com uma biodiversidade rica e abrange três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. É uma opção perfeita para quem gosta de fazer caminhada e ter contato com a natureza ao mesmo tempo. Também é possível praticar escalada, canoagem e tomar banho de rio.  Quando for visitar, utilize os acampamentos da Igrejinha, Escolinha, Prefeitura e proximidades das casas dos moradores. Evite acampar na beira de rios, cavernas ou criar novos acampamentos. Não é permitido fazer fogueiras. O parque é aberto todos os dias, das 7h às 17h. 

3 – Parque Nacional das Emas (GO)

Rodovia GO 206 s/n Chapadão do Céu, GO

O parque apresenta diversas formas de cerrado e possui uma fauna rica com animais típicos da região, como tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, ema, anta, veados e outros. A superfície do local cobre 132.000 hectares, distribuídos pelos municípios de Mineiros, Chapadão do Céu, e parte de Costa Rica (MS). Durante o passeio, é interessante descer do carro para observar os bichos. E tem ainda algumas atrações para a família, como trilhas guiadas, ciclismo, passeio de bote, boia cross e passeio no carro safári com oito horas de duração, para até 20 pessoas. Os ingressos custam R$18 para o público em geral e R$9 para os moradores do entorno. Crianças menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam. 

4 – Parque Nacional do Superagui (PR)

Ilha do Superagui, Guaraqueçaba – PR

O parque fica no  litoral Norte do Paraná, na divisa com o Estado de São Paulo. É uma área extensa rica em biodiversidade e que protege a maior população do mico-leão-da-cara-preta Leonthopitecus caissara, uma espécie que é endêmica da região. O parque é reconhecido internacionalmente como um patrimônio cultural histórico. O acesso ao parque é feito apenas por navegação, em barcos que partem de Paranaguá e Guaraqueçaba. Por isso, é necessário avisar os barqueiros sobre os horários de saída. É aberto todos os dias, com atendimento 24 horas. 

O que levar para o acampamento?

Antes de acampar com as crianças, é necessário pensar em todos os detalhes e se preparar com antecedência. O guia traz algumas dicas dos itens essenciais para levar no acampamento. 

Antes de arrumar os itens que vai levar, envolva as crianças em todos os processos para elas sentirem o clima de aventura antes de ir. Prepare a mochila dos pequenos com lanternas, repelentes, protetor solar, agasalhos, bonés e brinquedos especiais. Leve um caderno que possa servir de diário para elas registrarem os melhores momentos. Para completar a experiência, não esqueça os binóculos e guias de campo sobre aves, constelações e geologia da paisagem que você vai conhecer.  

Atente-se às roupas. Pense na temperatura prevista, chuvas ou clima seco, exposição ao sol, proteção contra mosquitos e outros insetos. Prefira roupas de tecidos sintéticos, como shorts tactel, tanto para os meninos quanto para as meninas. Em relação aos calçados, dê preferência aos tênis e botas confortáveis, como coturnos. Leve também sacos de dormir adequados para a temperatura com isolante térmico, kits de primeiros socorros e, claro, a barraca.

Confira o guia aqui

Passeio:

Recomendado: Todas as idades

Quando: Já foi

Preços: Gratuito

Passeio:

Recomendado: Todas as idades

Quando: Já foi

Preços: Gratuito

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 28/10/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74