Com o avançar da capital paulista no Plano SP de combate à Covid, várias atrações já estão em pleno funcionamento. É o caso das instituições que formam a Paulista Cultural: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Japan House São Paulo e MASP.
O Sesc Avenida Paulista, que também integra o eixo, está em funcionamento e já tem programação completa de janeiro, confira aqui.
Seguindo o objetivo comum em trazer proteção aos visitantes, entre as medidas sanitárias principais estão o uso obrigatório de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação com duas doses ou dose única.
Exposições
Com atividades restritas inicialmente, cada endereço retoma as suas ações gradualmente, confira cada uma:
- A Casa das Rosas, integrante da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, reabre ao público, no dia 15 de janeiro, todos os dias, das 07h às 22h, com a Instalação “Renascimento”, de Siron Franco , uma homenagem às vítimas da pandemia e aos profissionais de saúde. O museu está fechado para reforma e a exposição será feita no Jardim da Casa das Rosas, localizado na Av. Paulista, 37.
- O Centro Cultural Fiesp está aberto com as exposições “Darwin: Origens e Evolução” e com as fotografias de Claudio Gatti “Retratos no Isolamento, Reflexões da Pandemia”, ambas de quarta a domingo das 11h às 20h AGENDE SUA VISITA AQUI!
- O Instituto Moreira Salles traz duas exposições. Uma delas é a Constelação Clarice, que celebra a obra da poetisa Clarice Lispector e a outra é Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros, que fala sobre a trajetória de vida e obra da autora mineira. Ambas de terça a domingo, das 10h às 20h. Quinta até as 22h. Não é necessário agendar visita.
- O Itaú Cultural traz três exposições. Uma delas é “Tunga: conjunções magnéticas” que celebra a produção artística de Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, mais conhecido como o Tunga, a “Ocupação Benjamim de Oliveira” que fala sobre o artista de circo e a “Ocupação Paulo Freire” que fala sobre o filósofo. Os dias e horários de funcionamento são de terça-feira a domingo, das 11h às 20h. Não é necessário agendar visita.
- A Japan House São Paulo está apresentando “Simbiose: a ilha que resiste“, uma exposição que reúne obras de arte, fotos, vídeos e depoimentos de moradores de Inujima, uma pequena ilha localizada no Mar Interior de Seto, no Japão. Os dias e horários de funcionamento são de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, aos sábados, das 9h às 19h, e aos domingos e feriados, das 9h às 18h. AGENDE SUA VISITA AQUI!
- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Masp apresenta seis exposições: Ione Saldanha: A Cidade Inventada, um panorama da trajetória da artista do século 20. Maria Martins: Desejo Imaginante, que fala sobre uma artista fundamental na história do modernismo brasileiro e no panorama do surrealismo internacional. Gertrudes Altschul: Filigrana, figura pioneira no contexto modernista fotográfico do país, Acervo em Transformação: Doações Recentes, exposição que reúne treze obras de mulheres artistas que recentemente incorporadas à coleção do MASP, Conceição dos Bugres: Tudo é da Natureza Do Mundo, exposição monográfica dedicada a conceição dos bugres e Sala de Vídeo: Dominique Gonzales-Foerster, que fala sobre a obra da artista francesa. O Masp fica aberto de terça, das 10h às 20h e de quarta a domingo das 10h às 18h. AGENDE SUA VISITA AQUI!
Criado em 14/10/20
Retorno da Paulista Cultural
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Horários: Varia de acordo com a instituição
Preços: Gratuito