Com a pandemia, as lives e o YouTube se tornaram grandes aliados do entretenimento durante o isolamento. Nessa onda, muitos espetáculos voltados para o público com deficiência auditiva ganharam versões online e tem crescido a utilização da interpretação simultânea em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) em várias atrações.
Entre as atrações inclusivas no YouTube, algumas não são novidades e não surgiram durante a pandemia. Esse é o caso do canal Min e as Mãozinhas, o primeiro desenho em libras do Youtube, que também ensina a linguagem de sinais. Genuinamente brasileiro, a animação é recomendada para crianças dos três ao seis anos.
A personagem principal do desenho é uma menina surda chamada Yasmin, conhecida como Min. Ela sempre está em busca de aventuras se comunicando com o seu amigo esquilo e outros personagens que aparecem ao longo dos episódios. Cada personagem da história tem a sua língua: o gato fala gatês, o elefante fala elefantês, e por aí vai. Mas com tantas línguas diferentes, é difícil um entender o outro, por isso Min ensina libras para todos.
Outro canal no YouTube com histórias infantis todo em Libras é o Mãos Aventureiras, criado pela professora Carolina Hessel, que é surda e dá aula de Libras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No canal, Carolina interpreta histórias que fogem dos contos de fada clássicos, dando vida a personagens de autores nacionais e estrangeiros. Apesar das narrativas serem infantis, os vídeos são acessados por crianças, familiares e profissionais que procuram aperfeiçoar a língua de sinais.
O canal do YouTube Filmes que Voam também disponibiliza conteúdo em Libras e audiodescrição, são mais de 20 filmes infantis. No canal, além do conteúdo infantil, também tem documentários, longas e curta-metragens todos com acessibilidade.
Já no Instagram é possível acompanhar lives inclusivas com contação de histórias. O Quintal da Evoluir, traz toda quinta-feira, às 15h, uma história diferente com interpretação simultânea em Libras, as transmissões acontecem no perfil do Instagram @evoluir.educacao. A iniciativa é uma parceria da Editora Evoluir com a Cia Passarinho Contou, as histórias são narradas pela Thayame Porto com interpretação em Libras feita por Beatriz Crittelli Amado.

Além da diversão, no YouTube tem o canal Sala8, da professora Doani Emanuela Bertan, com videoaulas em libras e língua portuguesa das disciplinas de matemática, português, geografia e ciências. Com o projeto, Doani está concorrendo ao Global Teacher Prize 2020, conhecido como Nobel da Educação, contamos tudo em nossa matéria aqui.
Conhece alguma atração que utilize a linguagem de sinais para incluir crianças com deficiência auditiva? Compartilhe com a gente, vamos adorar conhecer!
Atrações online em Libras
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Preços: Gratuito