Já sabe que a Japan House São Paulo segue repleta de atividades interativas durante a quarenta, né?! É parte da #JHSPONLINE, que pras próximas semanas tem programação pensada pra todas as idades, como oficinas com passo a passo pra fazer em casa, curiosidades sobre cultura japonesa, bate-papo com profissionais e até filosofia, literatura e podcasts. Vai até 30 de maio, e é tudo GRÁTIS!
Eles compartilham conteúdos sobre diferentes vertentes do Japão contemporâneo por meio das redes sociais: no Instagram (aqui), no Facebook (aqui) e no YouTube (aqui).
Confira abaixo a programação da última quinzena deste mês de maio.
18/05 – Mágica com Célio Amino
- O mágico Célio Amino ensina truque de mágica pra fazer com toda a família; enquanto, de forma lúdica, também ensina palavras japonesas. (Gravado aqui).
20/05 – Filosofias Japonesas: Gaman
- É o quarto tema da série de postagens que destacam filosofias japonesas, dessa vez apresentando ao público o Gaman, termo de origem zen-budista que significa “suportar o aparentemente insuportável com paciência e dignidade”, sendo um assunto pertinente para o período de distanciamento social. (Confira aqui).
22/05 – Ukiyo-e, com Claudio Mubarac
- Com um olhar pessoal, o gravador, desenhista e professor Claudio Mubarac apresentará as técnicas japonesas Ukiyo, e tudo a partir de sua influência no Ocidente. A gravação sai nas redes.
23/05 – JHSP recomenda
- Nesta série os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.
25/05 – Emakimono
- Emakimono é o nome dado aos desenhos pintados sobre um rolo de pergaminho, que conta uma história conforme é desenrolado, sendo considerado a origem do mangá no Japão. Vai ter um passo a passo pra você criar o seu próprio emakimono.
25/05 às 19h – Encontro de Leitura
- Com a curadoria de Natasha B. Geenen, diretora cultural da JHSP e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um. Vão abordar livros traduzidos diretamente do japonês para o português para ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário. A ideia é que os participantes tenham uma discussão informal com a mediação de Paulo Werneck e um convidado especialista no assunto. Mais sobre o livro (aqui).
- Faça sua inscrição (aqui)!
26/05 – Sei Shônagon: relembrar ep 4 do podcast
- Vão relembrar o quarto episódio da série de podcasts do centro cultural, que na temporada inicial aborda a literatura japonesa. O destaque é para o livro “O Livro do Travesseiro”, de Sei Shônagon.
26/05 às 16h – Conversas online com o Educativo | Tsuyoshi Tane: Memória do Futuro
- Diálogo que trata sobre o processo de trabalho do arquiteto japonês Tsuyoshi Tane, reconhecido por trabalhos como o Museu Nacional da Estônia, inaugurado em 2016. A edição parte de seu manifesto “Arqueologia do Futuro”, com o Educativo desvendando alguns de seus projetos, em que Tane traz à tona as memórias do lugar como forma de construir um elo com o futuro.
- Participação: acesse no dia e hora (aqui), o encontro acontecerá na plataforma online Zoom. Para uma melhor experiência eles sugerem a participação pelo computador; não é obrigatório o uso da câmera e do microfone; não é necessário ter visitado as exposições e nem mesmo a Japan House São Paulo para participar.
- *Esta atividade também está disponível para grupos fechados (escolas, empresas, instituições, etc). O agendamento deve ser realizado via e-mail (aqui).
27/05 – JHSP recomenda
- Nesta série os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.
28/05 – #TBT
- Toda quinta-feira é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram (aqui).
28/05 às 19h – Conversa sobre o livro: “Wabi-sabi: para artistas, designers, poetas e filósofos”
- Com o editor da revista Quatro Cinco Um, Paulo Werneck, e as participações de Michiko Okano, professora da UNIFESP, e do designer Gerson de Oliveira. O conceito do wabi-sabi, traduzido como a beleza das coisas imperfeitas, transitórias e incompletas, é considerado fundamental para a compreensão da cultura japonesa. Nessa conversa baseada no livro editado pela editora Cobogó, se abordará como esse conceito é aplicado na estética nipônica, inspirando artistas e designers.
- A conversa acontece ao vivo no Instagram (aqui), no Facebook (aqui). É só ficar online do dia e hora.
29/05 – Vídeo com a mixologista Suemi Uemura
- Passo a passo de coquetel e a utilização de ingredientes japoneses em sua realização.
30/05 – Hashi: curiosidades
- Nesse último post sobre o hashi, eles compartilham, por meio de ilustrações, mais curiosidades sobre o utensílio oriental.
Você pode curtir também:
Grátis! Além de oficinas, cursos e dicas culturais online, a Japan House SP comemora o Dia das Crianças japonês