Da Redação
Criado em 13/05/20
Fotos: Reprodução / Divulgação
Em tempos de combate ao coronavírus, a limpeza da casa e superfícies tem recebido atenção especial, a recomendação é utilizar água sanitária diluída ou água e sabão para realizar a limpeza. Porém a mistura de água sanitária com outros produtos de limpeza pode resultar em compostos prejudiciais a saúde.
Esse é o alerta que o professor Sérgio Sherrer, do Departamento de Química da UFLA, fez em seu perfil do Instagram @sergioscherrer. De maneira descontraída, o professor explica que muitas combinações realizadas em casa com frequência, podem ocasionar danos à saúde como intoxicação, queimaduras, asfixia e até explosões. A publicação é baseada no artigo: “Explainer: why is mixing cleaning chemicals such a bad idea?” publicado pela Chemistry World, uma revista mensal de química da Royal Society of Chemistry.
O professor também explica que a orientação do Conselho Federal de Química é para diluir a água sanitária apenas com água e nada mais. Também não se deve usar água sanitária pura, pois dessa forma ela não é eficiente contra microrganismos e pode danificar o material das superfícies ou objetos onde ela entrou em contato. O Conselho Federal de Química também não recomenda higienizar objetos eletrônicos com água sanitária, ela pode reagir com os materiais que compõem tais aparelhos e danificá-los irreversivelmente.
A quantidade de água pura que deve ser utilizada diluir a água sanitária depende da finalidade:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 13/05/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74