O auge foi na década de 50 e 60, mas devido a pandemia de coronavírus, o antigo costume de assistir filmes dentro do carro, o cinema drive-in, começou a renascer em várias partes do mundo como uma alternativa de entretenimento, sem a necessidade de sair do isolamento social. Nos Estados Unidos, além de exibir filmes, os donos dos drive-ins estão se preparando para utilizar o espaço para cultos, formaturas e shows ao vivo.
Josh Frank, proprietário do Blue Starlite, um drive-in urbano no Texas, espera que os negócios prosperem no verão e que tenha um “grande pico” nas vendas de ingressos nos próximos dois a três meses. “As experiências de cinema ao ar livre serão procuradas por, pelo menos, nos próximos um ou dois anos. Mesmo quando as coisas começarem a reabrir, será a maneira mais segura e confortável de assistir a um filme”, disse Frank, para o site do The Guardian.
Com capacidade de carros limitadas, disponibilização de álcool em gel, utilização de máscaras por funcionários e clientes, algumas ações começam a surgir no Brasil. No litoral paulista, em Praia Grande, o Litoral Plaza Shopping em parceria com a Cinesystem, estreou o cinema a céu aberto no estacionamento do shopping no início do mês de maio. A estréia foi bem-sucedida, no primeiro dia de programação, o Cine Drive-In teve 40 veículos na sessão inicial e 60, a lotação máxima, quando foi exibido o filme de terror Maria e João – O Conto das Bruxas.
Em Curitiba, o restaurante Madalosso, um dos mais tradicionais da capital paranaense, vai usar o espaço de seu estacionamento, com capacidade para aproximadamente 900 carros, para fazer um evento de cinema ao ar livre, de acordo com as normas de segurança e saúde. A pipoca será trocada por polenta frita e refrigerante, os combos serão vendidos online e o ingresso será uma doação, revertida para uma campanha solidária. Não será permitido sair do carro, nem mesmo para ir ao banheiro, a data ainda não foi definida.
Em São Paulo, o estádio Allianz Parque aguarda a aprovação da licença para operar, a data de início depende da licença. O evento batizado com o nome de Arena Sessions, terá diversos conteúdos como filmes, shows e palestras. Os carros ocuparão o gramado (no começo do ano substituído por sintético) com uma tela gigante de Led. A sessão custará entre R$95 e R$150 por veículo, dependendo da atração em cartaz.
No Rio de Janeiro o LoveCine Drive-in oferecerá uma temporada de 28 de maio a 28 de junho com cinema, shows e apresentações no Jeunesse Arena, na Barra da Tijuca. Seguindo todas as normas de segurança da OMS, de quinta à domingo, serão três sessões por dia (cada uma com duração de 4 horas) com capacidade de aproximadamente 180 carros por sessão, e o valor do ingresso será de R$100 por veículo.
Ainda no Rio, a Cidade das Artes, receberá em seu estacionamento as nostálgicas sessões de cinema com capacidade de 150 carros. A primeira sessão acontecerá ainda em maio, no final do mês, e testará o modelo. A presidente da Cidade das Artes, Renata Monteiro, promete que os participantes terão toda a segurança durante as sessões.
Quem também está se preparando para a volta do cinema drive-in é a Argentina. Conhecido como autocine, eles já anunciaram o retorno, assim que puderam voltar às atividades normais. Nos próximos dias, a Argentina deve flexibilizar a quarentena e, assim, a Cinergia Agency vai poder montar seu cinema ao ar livre.