Bora agitar essa quarentena? Oba, vai rolar mais um passeio virtual por aqui! Prepare-se para uma visitinha a um dos lugares mais divertidos e curiosos de São Paulo: nesta quinta-feira, 30 de abril, às 11h, a garotada vai poder acompanhar com a gente um tour cheio de curiosidades pelo Museu Catavento.
A gente vai revisitar os espaços favoritos que todo mundo gosta e saber um pouco mais sobre essa atração. Após a live, nosso passeio virtual pelo Museu Catavento continuará disponível no Youtube.
Assista ao vídeo aqui!
E mais! Você também pode acompanhar as atividades do museu sem sair de casa! A gente conta tudo sobre o programa #Cataventoemcasa aqui. Você também pode avaliar essa programação online e ajudar a melhorar ainda mais! Avalie aqui.
O museu conta com mais de 250 atrações divididas em quatro grandes áreas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Tem muito conhecimento por lá e também muita diversão. Uma excelente opção para aprender brincando. O espaço é atrativo até mesmo na área externa, que conta com uma legítima Maria Fumaça para relembrar a São Paulo antiga e também um avião que foi muito utilizado para transportar cargas no passado.
Assista ao vídeo aqui!
Confira algumas curiosidades do Museu Catavento explicadas na nossa live:
- FACHADA DO MUSEU – UM INCRÍVEL PALÁCIO: o local que hoje abriga o Museu Catavento foi idealizado como Palácio das Indústrias e construído durante 13 anos, entre 1911 e 1924. Antes de ser o que é hoje teve outras finalidades, como Palácio das Exposições e,só em 2007 se transformou nesse espaço cultural.
- PAU BRASIL: símbolo da flora brasileira, tem até “Pau Brasil” por lá, esse foi o primeiro produto realmente valioso do Brasil. A planta tem esse nome pois seu tronco avermelhado lembra uma brasa, referência que deu origem também ao nome de nosso país.
- LOCOMOTIVA BRITÂNICA A VAPOR “DUBS”: veículo pertenceu à Companhia Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de cargas, mas originalmente foi desenhada e adquirida para ser uma “locomotiva de manobra”, com a função de manobrar vagões e montar composições nas ferroviárias. No Brasil as Locomotivas a Vapor eram mais conhecidas como “Maria Fumaça”, nome atribuído devido a grande fumaça e fuligem que era ejetada por sua chaminé.
- LOCOMOTIVA A VAPOR 193 “JIBÓIA”: fabricada na Alemanha a Locomotiva a Vapor 193, mais conhecida por “Jibóia” (apelido dado por puxar composições muito longas), foi importada em 1937 pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Somente três unidades deste modelo foram fabricadas e, por ser muito potente, era usada principalmente para transporte de cargas.
- AVIÃO DOUGLAS C-47 B-45(DC-3): o modelo DC-3 exposto na área expositiva do Museu Catavento foi inicialmente construído para ser um modelo militar, com dois motores R-1830 e com capacidade extra de combustível, permitindo rotas como China – Burma – Índia, utilizado como cargueiro na Segunda Guerra Mundial. Ao final da guerra foi comprado pela VASP (Viação Aérea de São Paulo, que deixou de operar em 2005) em 1946 e adaptado para a versão civil do mesmo avião, DC-3, realizando o transporte de passageiros e operando entre Rio de Janeiro – São Paulo até 1972. O Museu Tecnologia de São Paulo, mais conhecido como FMT-SP adquiriu o avião em 1980 que foi reformado pela Força Aérea Brasileira, utilizando peças de outras aeronaves. Durante a Segunda Guerra Mundial chegou a ser símbolo do movimento feminista, pois com os homens em guerra, a manutenção do avião e seus equipamentos eram realizados por mulheres.
SEÇÃO ENGENHO
- ENTRE EM UMA BOLHA DE SABÃO: nesse experimento é possível entrar em uma bolha de sabão. O participante precisa estar no centro da circunferência e puxar um cilindro metálico que sustenta cordas que irão erguer um aro ao seu redor, esse aro por sua vez formará essa bolha de sabão. Bolhas de sabão sempre procuram a menor superfície possível, na tentativa de obter o menor gasto energético. Nesse experimente essa bolha irá formar uma figura bastante particular, conhecida como Catenoide.
- QUAL ELETRODOMÉSTICO GASTA MAIS ENERGIA? Esse experimento nos apresenta os gastos energéticos de alguns dos aparelhos eletrodomésticos de nossas residências. Hoje em dia quase tudo que temos em nossas casas dependem de eletricidade para funcionar e isso faz com que os gastos de nossas contas de Energia Elétrica subam cada vez mais. Mas qual equipamento você acha que gasta mais energia, hein? Tem tudo explicadinho na nossa live!
- VAN DE GRAAF: esse gerador funciona graças a uma fita de borracha em movimento que perde cargas elétricas, ficando carregada positivamente e por sua vez carregando a esfera da parte superior de sua estrutura. Ao colocar a mão nessa esfera, as cargas vão para o corpo do participante. Como essas cargas são iguais os cabelos se afastam um do outro e se arrepiam.
- MOVIMENTO DA BAILARINA: esse experimento nos possibilita entender o movimento de corpos em translação, como por exemplo, “os planetas do sistema solar ao redor do Sol” ou “uma Bailarina ao girar”. Ao observarmos um corpo, como um planeta por exemplo, que gira ao redor de um eixo de rotação podemos perceber que quanto mais distante desse eixo, mais vagaroso ele estará, (conclui-se, portanto, que será menor a velocidade desse corpo ao redor desse eixo). Da mesma forma que quanto mais próximo ele estiver desse eixo mais rápido ele estará (conclui-se, portanto, que será maior a velocidade desse elemento ao redor desse eixo). Para uma Bailarina isso é visto da seguinte forma: ao abrir braços e pernas ela irá diminuir sua velocidade, ao passo que ao juntar as pernas e juntar os braços contra o peito, sua velocidade irá aumentar. Em linhas gerais podemos concluir o seguinte: Quanto maior a concentração de massa próximo ao centro (eixo), mais rápido será o movimento.
SEÇÃO VIDA
- DNA: modernizada em 2016 a Sala do DNA, na seção Vida, aborda o tema a partir de hologramas e painéis interativos. Além disso, uma escultura de 3 metros foi montada para mostrar a estrutura de uma molécula de DNA humano. A sala, que tem 175 m² e 7 metros de altura, é composta também por um holograma que torna possível uma viagem pelo corpo humano, passando por camadas mais profundas e chegando até o núcleo da célula. Esses e outros recursos torna a mediação com o público ainda mais interativa e instigante.
- BANCADA DE VENENOSOS: é possível conhecer de perto alguns animais peçonhentos. Muitos animais produzem veneno para se defender de outros animais ou conseguir alimentos, por exemplo: serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, peixes e sapos. Ao isolar as substâncias tóxicas do veneno é possível produzir medicamentos. Por isso é tão importante estudar esses animais, pois apesar de ser uma prática já utilizada, ainda hoje existem pesquisas na busca de novos medicamentos.
- BORBOLETÁRIO (no centro do Claustro): local com borboletas vivas, se alimentando e voando para que todos possam entender e viver o mundo desses insetos. No Borboletário é realizado o manejo de lagartas, cuidados com o berçário de pupas e alimentação das borboletas.
- JARDIM DE POLINIZADORES: é um jardim com mais de 10.600 mudas de pouco mais de 20 espécies de plantas e flores que foram plantadas para atrair os agentes polinizadores e auxiliar na explicação de como se dá o processo de polinização. O jardim foi instalado junto do Borboletário.
Assista ao vídeo aqui!
Quer conhecer tudo que tem por lá? Veja nossa matéria completa: O incrível e divertido mundo das ciências no Museu Catavento Cultural