Em meio a essa pandemia, por mais que a vontade seja de ficar em casa e resolver a vida por entregas à domicílio, algumas idas ao supermercado são indispensáveis. Mas como se prevenir e diminuir os riscos de contaminação por coronavírus?
Para sanar essa dúvida, o Ministério da Saúde divulgou em suas redes sociais uma orientação de como tornar a ida ao supermercado mais segura, confira as dicas:
- Usar máscara de pano, independente do destino, o uso da máscara é essencial para evitar a disseminação do vírus, porém as versões cirúrgicas seguem indicadas apenas para profissionais de saúde e casos específicos.
- Pessoas com mais de 60 anos não devem sair de casa! Peça para alguém ir ao mercado para você.
- Não fique a menos de 1 metro de outra pessoa.
- Não utilize cédulas nem moedas, prefira pagar suas compras com cartão.
- Tenha sempre papel toalha e álcool 70% para higienizar as partes que irá tocar no seu meio de transporte.
- Ao chegar em casa, tire os sapatos, lave muito bem as mãos e braços e troque de roupa.
- Higienize alimentos, como verduras e frutas em solução com água sanitária diluída: 1 litro de água misturada com uma colher de sopa de água sanitária. Deixe entre 10 e 15 minutos, enxague em água corrente e deixe secar naturalmente.
- Higienize com álcool 70% (líquido ou gel) todas as embalagens que serão armazenadas (de produtos comestíveis ou não).
- Descarte as sacolas e passe álcool 70% em torneiras, maçanetas das portas, chaves de casa e do carro e no celular.
Lembre-se sempre de higienizar bem as mãos várias vezes, em caso de dúvidas acesse fontes seguras como o site do Ministério da Saúde: saude.org.br/coronavirus ou ligue 136.
Criado em 22/04/20