Da Redação
Criado em 22/04/20
Fotos: Reprodução / Divulgação
O Governo do Estado de São Paulo anuncia neste momento como será o cronograma de reabertura da economia no estado de SP com o fim da quarentena devido ao novo coronavírus, previsto para o dia 10 de maio. A reabertura deve começar pelas cidades mais distantes da capital, que registraram menos casos e mortes, com o uso obrigatório de máscaras pela população.
Leia mais: Urgente! Governador João Dória anuncia que quarentena será prorrogada até dia 10 de maio!
Shopping centers e espaços de lazer continuariam fechados, enquanto as lojas de rua funcionariam em horário reduzido e teriam que limitar o número de clientes em seu interior. Contudo, o governo não listou quais estabelecimentos e segmentos poderão voltar a funcionar no dia 11 de maio em cada região do estado. Os detalhes serão divulgados somente no dia 8 de maio.
Também não ficou claro como ficam as escolas – uma preocupação para pais e mães, já que com o comércio voltando a funcionar, muitos voltam ao trabalho e não têm onde deixar as crianças enquanto trabalham. O governador apenas afirmou que as escolas seguem fechadas.
Esse plano gradual será implantado somente após o dia 10 de maio. Até lá, vale a política de isolamento atual – a quarentena teve início no dia 24 de março nos 645 municípios do estado e terminaria no dia 22 de abril, mas foi prorrogada por conta da do número crescente de casos e do baixo índice do isolamento social da população, revelado por meio do sistema de monitoramento que utiliza sinais de celulares para saber se as pessoas estão em casa e localizar aglomerações. O governo diz que a taxa ideal para tentar impedir o avanço da doença é de 70%.
Na capital, a retomada das atividades está prevista para ter início em junho. Segundo Patrícia Ellen, secretária do Desenvolvimento Econômico, o número de ocupação de leitos por região será uma das metas estabelecidas para flexibilização por região. Ela explicou que serão monitorados os leitos disponíveis nos hospitais por cada região, diariamente, para saber como as medidas restritivas serão afrouxadas.
“Primeiro passo é segmentar os municípios de acordo com a situação da pandemia, capacidade do sistema de saúde. Nós receberemos da Secretaria de Saúde a definição de quais os critérios chave, meta de número de casos, quantidade de leitos, testes para sintomáticos e suspeitos. Aqui, vamos precisar de uma colaboração muito grande do setor privado da testagem massiva em grandes empresas, em grandes ambientes econômicos. Nos trabalharemos em conjunto para que as regiões sejam definidas por níveis de risco. Teremos três níveis de risco: zona vermelha, zona amarela e zona verde. Lembrando que hoje nós temos todas as regiões entre a vermelha e a amarela. Para estar na zona verde, nos precisamos alcançar um baixo número de casos, baixa ocupação de leitos de UTI, testes disponíveis para sintomáticos e suspeitos, e protocolos setoriais implementados”, afirmou ela.
Os técnicos do governo de São Paulo estão definindo quais setores serão autorizados a voltar a funcionar e quais regiões do Estado terão mais flexibilidade do que as outras, combinando a importância econômica, a vulnerabilidade social e os riscos de saúde envolvidos (como o número de casos e a capacidade instalada de UTIs).
A medida de flexibilização do isolamento social devido ao coronavírus será feita em etapas, com autorizações específicas para cada região do estado. As autorizações para o funcionamento do comércio vão depender da situação específica de cada cidade ou região do estado.
Acompanhe AO VIVO!
ATENÇÃO! Governo do Estado de Sp anuncia como será o cronograma de reabertura da economia no estado de SP! acompanhe AO VIVO! https://www.facebook.com/governosp/videos/1477199299116897/
Posted by São Paulo para Crianças on Wednesday, April 22, 2020
Acompanhe aqui a atualização minuto a minuto:
Dória disse que a retomada das atividades depende do ritmo de contágio e da situação do sistema de saúde, acrescentando que formou um comitê empresarial para avaliar os impactos da pandemia da infecção respiratória covid-19 na economia e traçar um caminho de recuperação.
Dória estimou que hoje a fila de amostras esperando para ser testadas para o coronavírus deve ser zerada pelo consórcio de 38 laboratórios públicos e privados formado para ampliar o diagnóstico. O estado chegou a ter mais de 16.000 amostras na fila, que há dois dias estava em 4.149.
“Primeiro, vamos medir o resultado do isolamento, se a população está respondendo bem. Até aqui diria que, na média, sim. Mas é importante que ela continue para alicerçar este programa que virá depois da quarentena, após 10 de maio”, disse Doria.
“Até 10 de maio, nada muda. E será faseado, tudo amparado na ciência. A população tem que continuar a ajudar, mantendo o isolamento social até dia 10 de maio em São Paulo”, diz o governador.
Dória: Os testes acumulados eram 16.676 e agora caíram para 4.148. A previsão é zerarmos a fila de amostras até amanhã, 22/04. O diagnóstico é ferramenta fundamental para estudo da evolução da epidemia em nosso estado.
A taxa de isolamento social em São Paulo foi de 57% nesta terça-feira, 21 de abril. Veja os municípios de SP com isolamento acima de 50%:
São Sebastião, 67%
Ubatuba, 64%
Cruzeiro, 64%
Lorena, 63%
Caraguatatuba, 61%
Ribeirão pires, 61%
Itanhaém, 58%
São Vicente, 58%
Mairiporã, 58%
Caçapava, 58%
Cajamar, 58%
Caieiras, 58%
Bebedouro, 58%
Pindamonhangaba, 58%
Ibiúna 57%
Poá 57%
Itapecerica da Serra, 56%
Votuporanga, 56%
Pirassununga, 56%
Guaratinguetá, 56%
Secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann: “A regionalização é extremamente importante porque o país já é heterogêneo, o estado também e, com isso, a gente precisa ter essa regionalização devido aos fatores críticos em cada uma delas”.
Vice-governador Rodrigo Garcia: “São Paulo não parou. Praticamente 74% da economia paulista funciona desde o primeiro dia da quarentena decretada no mês passado”.
Sobre o fato de algumas cidades do estado terem publicado decretos municipais de flexibilização da quarentena, Deoria disse: “Não é prudente, não é conveniente que nenhuma cidade do interior do estado de São Paulo rompa a quarentena antes do dia 10 de maio”.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 22/04/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74