A iniciativa #culturaemcasa não pode parar! Para dar continuidade ao projeto, além do tour virtual, o Museu do Café tem novidades nos conteúdos online disponibilizados a partir do mês de abril.
Acompanhe tudo pelas redes sociais (Facebook, Instagrame Twitter), também pelo site museudocafe.org.br, confira a programação dos conteúdos de abril:
- Exposição virtual “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista”: a mostra, em cartaz no edifício da antiga Bolsa Oficial desde abril de 2019, recebe adaptação para a Internet. A partir do dia 20 de abril, os três quadros de Benedicto Calixto que adornam o Salão do Pregão, são o tema da exposição virtual.
A curadoria busca apresentar uma análise do conteúdo retratado nas obras, o contexto histórico e cultural em que o autor estava inserido, suas referências, e a importância dessas telas para uma narrativa que era construída em São Paulo na década de 1920.
- Arquitetura do Café: a série desbrava curiosidades sobre esses dois temas, tão interligados. No início do século 20, o centro da cidade de Santos crescia atrelado a faixa portuária, sendo praticamente toda ocupada por comissárias, exportadores e armazéns. Os dados sobre diversas dessas firmas se perderam ao longo dos anos, entretanto, os esforços de mapeamento da equipe de pesquisa do Museu permitem que o assunto seja descoberto pelos internautas.
- Epidemias em Santos: quarentena, comércio parado e isolamento social… Parece que estamos falando da atualidade, em meio a pandemia de COVID-19, mas era a realidade na região em meio ao “boom” do café na virada do século 19 para o 20. Tal temática contribuí para a reflexão da atual pandemia e, por isso, em parceria com o Museu da Imigração, o Museu do Café traz um conjunto de postagens intituladas “Epidemias em Santos”.
- Como é o seu café?: ação proposta nas redes sociais do Museu, convida o público a participar e contribuir com o tema através de fotos, vídeos, arte, poemas e qualquer outra forma de expressão artística, cultural e emocional, os materiais enviados são replicados nos perfis oficiais.
- Linha do Tempo: a iniciativa acontece através de 12 postagens nas redes sociais, com informações de como o café surgiu, sua expansão pelo mundo e pelo Brasil, a influência nas relações de trabalho, sociais e econômicas, assim como nas transformações urbanas.
- Depoimentos de história oral: trabalho de entrevistas com personagens ligados à história do grão, realizado há anos por pesquisadores, trechos inéditos captados em programas como “Memória do comércio de café em Santos” e “Café Árabe” são disponibilizados para o público, que pelas vozes de diversos depoentes, vão descobrir como o café faz parte de suas vidas.
Leia mais: Vamos ao museu? Tem visita virtual em vários museus brasileiros, aproveite!