O Walt Disney World, na Flórida, anunciou que vai suspender salários e dar licença temporária a 43 mil funcionários a partir do próximo domingo, 19 de abril. O parque está de portas fechadas desde o mês passado devido à pandemia do Coronavírus.
Com o acordo, os trabalhadores têm seu trabalho e salários suspensos, mas continuam tendo vínculo com a empresa e tendo direito à assistência médica por 12 meses, além de ter o emprego garantido ao fim da licença. Apesar de não estarem demitidos, os trabalhadores podem pedir seguro desemprego, de acordo com as regras do estado da Flórida.
A licença foi fruto de um acordo entre os executivos do parque e sindicatos que representam os trabalhadores. Os afastamentos costumam ter uma duração específica, mas devido às incertezas causadas pela pandemia, não há previsão para quando esses trabalhadores voltarão aos seus postos.
Ainda como parte do acordo estabelecido entre a empresa e os funcionários, a Disney se propôs a cobrir os custos dos testes para o novo coronavírus feitos por qualquer um de seus empregados.
Apesar dos afastamentos, cerca de 200 empregados continuarão trabalhando, por serem de serviços considerados essenciais, como limpeza e segurança.