Da Redação

Criado em 09/04/20

Fotos: Reprodução / Divulgação

Está sem plano de saúde? Conheça a Missão Covid-19 plataforma de médicos que atendem pessoas com sintomas da doença sem sair de casa!

Compartilhe

Está sem plano de saúde? Uma iniciativa possibilita consulta sem sair de casa! Por meio da telemedicina, ou seja, atendimento médico por videoconferência, um grupo de médicos se reuniu para atender gratuitamente pessoas que apresentam sinais leves da Covid-19 (febre, tosse, falta de ar e dor de garganta). Criada pelo cardiologista Leandro Rubio e o oncologista Raphael Brandão, a plataforma Missão Covid-19 conecta médicos voluntários a pacientes que apresentam sintomas leves da doença e que se tornam casos suspeitos.

Vale ressaltar que o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no mundo já passa de 1 milhão, mas 85% não são casos graves. Por isso, a Missão Covid-19 oferece  atendimento gratuito a distância para quem tem sintomas leves de Covid. Dessa forma, o programa ajuda a desafogar o sistema de saúde em meio à pandemia, garantindo o primeiro atendimento a essas pessoas.

As consultas são totalmente gratuitas e o usuário recebe o primeiro atendimento e as orientações necessárias de como lidar com os sintomas. Caso a pessoa relate febre alta por mais de 48 horas ou falta de ar ela é imediatamente orientada a buscar um médico presencial.

Desde que começou, na última quinta, 2 de abril, o programa já registrou mais de 1.000 atendimentos a distância. No entanto, um post atribuído à Monja Coen ajudou a tornar a plataforma ainda mais conhecido. A monja copiou um comentário de uma de suas seguidoras, então, além de aumenta4 o acesso ao site do programa e deixar muitos seguidores preocupados, ela esclareceu que não apresentou sintomas da doença e nunca acessou o Missão Covid-19 para tratamento, mas recomenda a plataforma a quem precisar.

Como acessar?

O serviço está disponível via site: www.missaocovid.com.br e é necessário fazer um breve cadastro para ter acesso ao sistema.

Afinal, telemedicina é reconhecida?

O Ministério da Saúde regulamentou a telemedicina durante pandemia, de acordo com a Portaria número 467 publicada no Diário Oficial da União, em 20 de março, e que regulamenta atendimentos médicos à distância.

A medida será válida apenas durante a pandemia do coronavírus, evitando assim a  a propagação da Covid-19 e vale tanto para atendimentos do Sistema Único de Saúde como os da rede privada. As consultas deverão obrigatoriamente ser registradas com todos os dados de uma consulta presencial, como prontuário clínico com data, hora e o número do Conselho Regional Profissional do médico e sua unidade da federação.

Os médicos podem, inclusive, emitir atestados ou receitas desde que assinem os documentos eletronicamente.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 09/04/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74