A capital irá receber mais um reforço no combate ao novo Coronavírus! O governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou nesta terça-feira que vai montar um hospital de campanha no Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, o Ginásio do Ibirapuera. Com previsão de receber 268 leitos de baixa complexidade e 800 profissionais de saúde, a inauguração está marcada para 1º de maio.
Os novos leitos se somam aos mais dois mil leitos de outros dois hospitais de campanha, sendo 1.800 leitos no Complexo do Anhembi, na zona norte, que será inaugurado no dia 15 de abril, e mais 202 no estádio do Pacaembu, na zona oeste, que já está em funcionamento.
O hospital provisório irá receber apenas pacientes diagnosticados com coronavírus de baixa e média complexidade, oriundos das unidades básica de saúde (UBS) ou de pronto atendimento (UPA), ou ainda de algum pronto-socorro da cidade.
Os pacientes ficarão nesse hospital de campanha sem acompanhante e sem receber visita, por cerca de 14 dias, até que o quadro se estabilize, e depois serão encaminhadas para suas casas.
Segundo a prefeitura, fora os leitos dos hospitais de campanha, o município tem hoje 505 leitos de UTI disponíveis para atender a população e está ampliando a capacidade em mais 490 – desse total, 190 são leitos que já existem em hospitais municipais e estão sendo adequados, enquanto outros 300 serão abertos em parceria com o Ministério da Saúde.
Ampliar o número de leitos é uma medida importante para achatar a curva e diminuir o impacto do coronavirus no sistema de saúde. Segundo o prefeito Bruno Covas, os leitos entregues são suficientes para o cenário atual do crescimento de coronavírus na cidade, e se necessário serão mobilizados outros espaços na cidade e novos hospitais de campanhas serão construídos. “Esse número não é suficiente, estamos vendo outras áreas da cidade, para que o hospital fique com o doente em estado grave”, disse o prefeito.
O SESC SP, por exemplo, ofereceu suas unidades para sediar hospitais de campanha. O prefeito já levantou a possibilidade ainda de usar os 44 CEUs (Centros Educacionais Unificados), que possuem espaços amplos e estão espalhados por toda a cidade. Leia mais aqui!
Hospital de Campanha contra o Covid-19
Recomendado: Todas as idades
Quando:
Preços: Gratuito