Você sabia que grande parte da programação do Instituto Tomie Ohtake pode ser acompanhada sem a gente sair de casa? É isso mesmo! Projetado pelo filho de Tomie Ohtake, Ruy Ohtake, o edifício não pode ser visitado durante a pandemia do COVID-19, por isso mesmo o site passou a ter sua área de Conteúdos Divulgados Durante a Quarentena. Bacana, né?! E o que é melhor: é tudo grátis!
Perto dos seus 20 anos de fundação, o instituto que tem o nome da artista plástica japonesa naturalizada brasileira se destaca por trazer tanto mostras nacionais quanto internacionais. E por explorar realizações que vão desde as áreas de artes plásticas e arquitetura até a de design.
O que tem pra criançada?
Quem disse que criança não curte cultura? Para os pequenos o site tem o Caderno de Atividades Artísticas e o Livro Ilustrado com a História da Tomie. E olha que bacana: os dois conteúdos contam com audiodescrição e até videolibras. Clique e confira!
Pra essas atividades, presencialmente o instituto costuma dispor da “bolsa da Tomie“, mas nada impede as mamães e papais de usarem a criatividade, né?! As atividades costumam incluir: giz de cera; papéis coloridos, texturizados, crepom e sulfite; lápis; barbante; borracha; pincel; tinta guache; areia, serragem, fita adesiva; cola bastão e líquida; tesoura; venda para os olhos; tela de mosquiteiro ou tecido texturizado, prancheta e telinhas de pintura.
O que mais rola por lá?
A primeira pedida dos fãs de carteirinha costuma ser pelo documentário da TV Cultura, dirigido por Helio Goldsztejn, que aborda a trajetória de Tomie Ohtake desde os tempos em que vivia no Japão, passando por sua chegada ao Brasil na década de 1930, até o grande reconhecimento artístico de público e crítica. Não é pra menos: além de vasto material de arquivo da emissora, o filme conta com depoimentos de artistas, curadores, críticos de arte, amigos e familiares. Dá uma olhadinha no trabalho final AQUI!
Outro apelo que o público não deixa passar batido é o dos podcasts Amplitudes. Nele o educador Pedro Costa entrevista vários artistas, educadores e profissionais da cultura, ampliando o debate sobre temas como produção artística, curadoria, territórios educativos e até mesmo acessibilidade. Bacana, né?! Sai coisa nova toda primeira segunda-feira de cada mês. Você pode ouvir as gravações que saíram desde setembro de 2019 AQUI!
E que tal um tour virtual ou visita guiada pela exposição Tomie Ohtake – Poesia se Medita? Claro que nada substitui o contato direto e presencial, mas a iniciativa foi muito bem recebida e já capturou milhares de cliques no Instagram da instituição (veja aqui). O foco é uma experiência diferente que explora textos do poeta Haroldo de Campos em conjunto com as obras de Tomie.
Série de Murakami no IGTV
A série de Takashi Murakami, prolífico autor japonês, já conta mais de 30 mil cliques no Instagram. Produzido durante sua curta estadia no Brasil, o material discorre sobre vários aspectos de sua vida, seu processo de criação e sua arte.
Outras pedidas bem bacanas
Instituto Tomie Ohtake em casa
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Preços: Gratuito