Pensando nos pais que já não sabem como distrair a criançada durante o isolamento social, a gigante Google LLC criou uma ferramenta de realidade virtual para os pequenos se surpreenderem com animais selvagens em 3D, conhecendo espécies perigosas de uma forma totalmente segura. E e GRÁTIS! Bacana, né?!
Como funciona a ferramenta?
Como é sabido, o papel do Google é tentar facilitar nossa vida, não é mesmo?
Por isso, a ferramenta é bem simples: embora não funcione pelo PC, apenas pelo celular, basta escrever o nome do animal para que apareça um quadro explicativo, e ali já é possível ver um botão com a opção “Veja em 3D“, assim ó:
Pronto, você já pode ampliar a imagem, girá-la livremente, aproximar, afastar e daí em diante. Só que não para por aí. A ferramenta vai além e permite outras duas funções. A que fez mais sucesso é a de enxergar a imagem 3D sobre os objetos do mundo real, mais ou menos como o App de imenso sucesso do Pokemon GO.
A última função é a de ver o animal em escala, com proporção relativa a objetos conhecidos ou mesmo no que seria o seu tamanho real. A ferramente ainda detecta onde está o chão em relação ao seu local de brincadeira, projetando até mesmo a sombra do bicho.
A plataforma é exclusiva para smartphones (Android e iPhone), sendo que no Android ainda é possível ir além: você aumenta o volume e ouve os passos e estrondos do bicho. A Realidade Aumentada (AR) só está disponível para Android 7 ou superior, e para iPhones com iOS 11 ou superior (com ARCore habilitado).
Quais são os animais disponíveis?
Não existe uma lista oficial da Google sobre todos os animais ou mesmo objetos que já estão disponíveis nessa brincadeira meio que “secreta”. Mas nós já encontramos várias opções, veja abaixo as principais:
De onde veio essa ideia de bichos em 3D?
Na verdade a Google já havia lançado, no ano passado, em 2019, recursos de realidade aumentada nas suas opções de busca.
A ideia é justamente ampliar a experiência dos usuários da plataforma, acrescentando três dimensões ao máximo possível de resultados da pesquisa.
Agora, em tempos de COVID-19, a opção mostrou seu lado lúdico e tem feito cada vez mais fãs nas redes sociais do Brasil e do mundo.
Atualização: Por que não roda no meu celular?
A gente sabe que a Google gosta de um mistério, né?! Embora não expliquem detalhes, é possível afirmar que todo smartphone com Android 7 ou superior e iPhone com iOS 11 ou superior dá suporte pra ferramenta de 3D da busca do Google.
O problema é que nem todos conseguem rodar o “Ver no seu espaço”, já que outra tecnologia é necessária pra isso: a de ARCore, que é a plataforma para a Realidade Aumentada do Google. (Dica: é possível verificar se o celular Android roda o recurso buscando pelo app “Google Play Services AR” na Google Play Store, aqui).
Além disso, também é necessário que o celular tenha CPU com capacidade suficiente (que ninguém sabe qual é), pra rodar todas as variações de imagem em tempo real.
Segundo o site especializado da Techtudo, os aparelhos que suportam essa função são:
Animais selvagens 3D no Google
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Preços: Gratuito