Fotos: Reprodução / Divulgação
Atração fixa

Para fazer na quarentena: Museu da Imigração disponibiliza conteúdos e convida para exposições virtuais. É grátis!

Durante o período de quarentena para prevenção contra o novo Coronavírus, o melhor a se fazer é buscar uma maneira de adquirir conhecimento sem sair de casa. Pensando nisso, o Museu da Imigração, um dos pontos turísticos mais encantadores da cidade e que está fechado temporariamente, disponibiliza vários conteúdos digitais gratuitamente, em diversas plataformas. História e cultura não faltam para ajudar a passar o tempo em casa. 

Acervo digital

O Acervo digital conta com mais de 250 mil imagens que revelam como era a vida dos imigrantes que passaram pelo estado de São Paulo e se espalharam por todo o Brasil. Um dos itens mais raros da coleção são as listas de bordo, que mostram a relação dos imigrantes que saíram da Europa e desembarcaram no porto de Santos, entre 1888 e 1965. 

Além disso, o acervo conta com diversas fotografias, jornais antigos publicados por colônias de imigrantes no Brasil, entre 1886 e 1987; mapas dos núcleos coloniais; cartões postais, retratos de quem viveu naquela época; documentos e até um registro de matrícula das pessoas que passaram pela Hospedaria de Imigrantes. 

Exposições virtuais 

Também é possível fazer um tour pela exposição virtual “O Caminho das Coisas”, que traz algumas peças da coleção do museu divididas a partir de três “Encontros com o Acervo”. O primeiro são objetos da comunidade lituana de São Paulo; o segundo traz peças de representante do Museu Histórico da Imigração Japonesa do Brasil; por fim, o terceiro são itens de um antigo doador do museu.

A exibição virtual “Viagem, Sonho e Destino” disponibiliza histórias daqueles que contribuíram para a história de São Paulo. São fotos raras tiradas em preto e branco que acompanham o trajeto dos imigrantes que vieram pelo Porto de Santos e chegaram até a Hospedaria de Imigrantes do Brás.

Além das mostras online, dá para conferir como é lá dentro do museu, para quem nunca visitou e acompanhar a exposição fixa “Migrar: experiências, memórias e identidades”. 

Youtube

Fora tudo isso, o museu possui um canal no Youtube com vídeos curtos e explicativos sobre a história dos imigrantes, entrevistas com descendentes de imigrantes e experiências dos visitantes que encontraram registros dos seus antepassados no museu. Além disso, os vídeos ensinam a fazer uma pesquisa genealógica para aqueles que querem descobrir sobre os imigrantes da família, que envolve registros preciosos de documentos como certidões de nascimentos e fotografias. 

Site

O blog do CPPR é outra fonte de conhecimento para quer se aprofundar no assunto. São diversos artigos produzidos pela equipe técnica com assuntos relacionados às exposições, debate sobre imigração e muito mais.  Tem também materiais educativos disponíveis para download, além de um material exclusivo do Seminário “Em contato: comunidade, cultura e engajamento”, com registros dos textos dos participantes desta publicação realizada em 2019, em parceria com o Horminan Museum & Gardens (Reino Unido).

 

Para completar, a instituição está preparando diversas palestras online e materiais educativos voltadas para as crianças e outras exposições virtuais em breve. As exibições temporárias do museu também estarão disponíveis na internet.

Criado em 23/03/20

Exposições virtuais gratuitas no Museu da Imigração

Recomendado: Todas as idades

Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa

Preços: Gratuito

Nossos canais:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
anuncie aqui
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74